Prefeitura desloca equipe para investigação de casos de doença de chagas na zona rural

A Prefeitura de Macapá deslocará na segunda-feira, 26, uma equipe da Vigilância Epidemiológica para a investigação de um surto de doença de chagas na comunidade de Conceição do Macacoari, zona rural. A informação foi anunciada na manhã desta sexta-feira, 23, em uma coletiva à imprensa dada pelas secretarias de Saúde do Município e do Estado, que confirmaram a existência de 19 pessoas que participaram de um evento na localidade e estão com os sintomas da doença. Destes, dez casos já foram confirmados.

 

O envio das equipes de Vigilância em Saúde Municipal é para que se possa identificar a possível fonte de contaminação dessas pessoas. Desde que foi notificada, no início de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atua na investigação e monitora esses casos. Para o atendimento dos pacientes, a Semsa disponibilizou uma sala na UBS Rubim Aronovitch. “A prefeitura cedeu uma sala na unidade, onde teremos um infectologista que fará o acompanhamento para a medicação desse paciente”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) Estadual, informações preliminares apontam que a transmissão da doença pode estar relacionada ao consumo de alimentos contaminados com fezes do barbeiro – inseto responsável pela transmissão da doença. Para a prevenção da transmissão oral é importante seguir todas as recomendações de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, em especial aqueles consumidos in natura.

 

Os casos positivos, além de serem encaminhados à UBS Rubim Aronovitch, também poderão ser conduzidos para mais duas unidades de referência, que ficam no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte, para dar início ao tratamento e acompanhamento. Todos os 19 pacientes investigados neste surto estão sendo acompanhados por especialistas da rede de saúde e fazendo tratamento.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa