Prefeitura define estratégias para dar início ao Projeto Alimenta Brasil em Macapá

Por meio do programa, o município comprará alimentos produzidos por agricultores destinando os produtos a famílias em situação de insegurança alimentar, cadastradas nos programas sociais.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

O encontro aconteceu na sala de reuniões da secretaria de Assistência Social | Foto: Layse Gonçalves/Semas

Com a finalidade de incentivar o consumo e valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, a Prefeitura de Macapá através das secretarias municipais de Assistência Social, Mobilização Popular e Agricultura, estiveram em reunião nesta segunda-feira (14) para dar início ao plano de execução do Projeto Alimenta Brasil, originário do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Governo Federal.

“Nesse primeiro momento discutimos pautas sobre cotação de preços dos produtos, processo de cadastramento e critérios que deverão ser estabelecidos por meio do edital. O objetivo é fortalecer e estimular nossos produtores da zona urbana e rural, além de garantir a alimentação saudável das famílias atendidas no Cras, Creas e Abrigo”, explica a titular da secretaria de Assistência Social, Rayssa Furlan.

Alimenta Brasil é o programa de aquisição de alimentos, que tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações. Por meio do programa, o município compra alimentos produzidos por agricultores destinando os produtos a famílias em situação de insegurança alimentar, cadastradas nos programas sociais.

“Cada pasta será responsável em desempenhar seu papel, no intuito de contribuir com o projeto. Nós, enquanto prefeitura, buscamos estreitar esse laço com agricultor e beneficiar a população mais carente”, conclui a gestora.