Prefeitura de Macapá solicita Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos às operadoras de internet

O encontro foi para solicitar que as empresas dessem a destinação correta dos resíduos gerados após suas manutenções na cidade.

Por Karina Pacheco - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana

A reunião aconteceu no prédio da Semam | Foto: Comunicação/PMM

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), convidou as operadoras provedoras de internet, que atuam em Macapá, para dialogar sobre o descarte indevido de cabos e fios após as suas manutenções. O encontro que aconteceu nesta quarta-feira (16), foi importante para a solicitação urgente de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

A Semam convocou a reunião por ser responsável em monitorar as empresas no cumprimento de ações benéficas ao meio ambiente. Durante a fiscalização de rotina, foram detectados excessos de materiais descartados nas praças e ruas da capital, além do perigo dos cabos soltos que podem colocar a vida da população em risco.

O secretário da Semam, Marcelo Oliveira, explica que esse primeiro encontro foi necessário para que as operadoras presentes tomem ciência dos possíveis danos causados pelos descartes indevidos. O titular da pasta solicitou medidas urgentes para reverter a situação.

“Estamos em um momento de orientação. Entretanto, recomendamos às instituições privadas que retirem imediatamente os resíduos dos locais. Também solicitamos a apresentação do Plano de Gerenciamento  de Resíduos Sólidos, dentro de 24 horas. Dessa maneira vamos avaliar se as organizações estão fazendo o descarte desse material corretamente”, pondera o gestor.