As equipes da Prefeitura de Macapá continuam nas ruas nesta terça-feira (02), no segundo dia consecutivo de chuvas intensas. A monitoria dos pontos de alagamento é liderada pelo prefeito, Dr.Furlan, em conjunto com as secretarias municipais que executam o Plano de Atendimento Emergencial (PAE), criado para minimizar os impactos e prejuízos causados pelas chuvas do inverno amazônico na capital.
Desde o início da semana o prefeito está percorrendo os trechos mais críticos e, junto disso, conversando com cidadãos atingidos. “Estamos acompanhando de perto a situação e imediatamente montamos uma força-tarefa para amenizar os problemas e transtornos à população. As secretarias de Obras, Zeladoria Urbana, Defesa Civil e outros órgãos municipais estão atuando nas áreas e fazendo os serviços de desobstrução de canais e bocas de lobo a fim de evitar novos alagamentos”, declarou.
Alerta
Os primeiros registros de alagamentos aconteceram na segunda-feira (01) e segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), o grande volume de chuvas coincidiu com a alta da maré no Rio Amazonas.
A Defesa Civil (DC) se baseou no Boletim nº 12 do NHMet esperava para a tarde desta segunda-feira uma precipitação entre 13mm e 42mm de chuvas. Porém, a chuva que atingiu o Centro de Macapá foi em torno de 31mm em uma hora e isso coincidiu com a maré alta do Rio Amazonas, que registou 3.1m, causando inundação e alagamentos em várias partes da cidade.
O Centro de Macapá foi a área mais afetada e na Zona Norte, a precipitação foi de aproximadamente 28mm em 2 horas.
Desde o início das fortes chuvas, a Defesa Civil começou a trabalhar nos pontos de alagamentos, que estão em monitoramento desde a chuva do dia 30 de janeiro e segue em alerta. “Nós não tivemos nenhuma ocorrência de família desabrigada, mas seguimos em alerta para qualquer eventualidade. A Defesa Civil continua acompanhando as áreas atingidas” disse o coordenador da DC, Aldair José Silva dos Santos.
Força Tarefa
A Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa para minimizar os danos causados pela chuva e, com isso, prevenir possíveis novos alagamentos. Estão mobilizadas as equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Limpeza Urbana, Obras e Serviços Públicos, que estão executando desobstrução de canais e galerias, recuperação de vias, remoção de árvores e poda, além de limpeza em pontos de descarte irregular. O monitoramento 24 horas das áreas de risco e a orientação e assistência à população também fazem parte das ações.
Cerca de 100 homens começaram a trabalhar ainda na madrugada desta terça-feira para remoção de entulhos. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana está envolvida diretamente na remoção de lixo para garantir a desobstrução e vazão das águas dos canais e bueiros.
“Infelizmente o lixo é um problema maior que a chuva e a população precisa se conscientizar d que esse problema vai continuar ocorrendo se os moradores insistirem em jogar lixo nos canais, vias públicas e esgotos”, ressaltou o secretário Jean Patrick.
Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana