Prefeitura de Macapá retira 12 toneladas de acúmulo de lixo no bairro Buritizal

Resíduos foram recolhidos pela Zeladoria Urbana nesta quinta-feira (19), na Praça Quarentões.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Ação de limpeza contou com trabalhadores da varrição, capina manual e mecanizada | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

A eliminação de lixeiras tem sido uma das principais metas da Prefeitura de Macapá, que nesta quinta-feira (19) recolheu 12 toneladas de acúmulo de lixo da Praça Quarentões, no bairro Buritizal, zona sul da cidade. O local vinha sendo utilizado como área de descarte irregular, causando transtorno aos moradores.

Garrafas de vidro e plástico, resto de obras, pedaços de eletrodomésticos e eletrônicos foram alguns dos objetos retirados do local. A ação envolveu trabalhadores da varrição, capina manual e mecanizada e fiscais da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, além da utilização de uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira e quatro caçambas para a coleta dos resíduos.

“Estamos fiscalizando e limpando diversos pontos da cidade, principalmente as áreas de grande acúmulo de lixo e entulho, como o que se formou na Praça Quarentões. Após a limpeza, não podemos deixar de lembrar que a participação da população é importante na manutenção da área conservada”, explica o titular da Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

Doze toneladas de lixo foram recolhidas da Praça Quarentões | Foto: Zeladoria Urbana/PMM

A moradora Alexandrina da Paixão Soares, de 63 anos, comenta a importância da manutenção do espaço limpo após a revitalização. “Vinha gente de carro despejar entulho no local. Uma prática que se tornou comum e resultou em na lixeira viciada. Depois dessa limpeza, esperamos que ninguém mais jogue lixo aqui novamente porque vamos denunciar”, apela.

Com o objetivo fazer cumprir as legislações que garantem a livre locomoção das pessoas no passeio público e descarte correto de resíduos sólidos gerados pela população, a Prefeitura de Macapá está monitorando diariamente o despejo inadequado de lixo em vias públicas.

Ao todo, 38 lixeiras foram desarticuladas pela Zeladoria Urbana este ano. Os bairros Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Buritizal e Nova Esperança se destacam com maior incidência de resíduos amontoados.

Lei de descarte irregular
O descarte irregular de entulhos é proibido por lei em Macapá e quem for flagrado será autuado pelo Código de Posturas do Município. Conforme a legislação, é vedado o descarte de qualquer tipo de resíduos em terrenos públicos. A multa pode variar, hoje, de cerca de R$ 500 e R$ 2.500 e mais notificação com prazo de, no mínimo, 2 horas para retirada do material descartado.

Durante a ação, o empreendedor Adão Silva Brandão, de 34 anos, foi orientado sobre a ocupação da calçada irregular. Dono de uma oficina de carros bem ao lado da praça, ele estava ocupando a área com sucatas, impedindo o trânsito de pedestres.

“Eu não sabia que era proibido, mas conversei com os fiscais, fiz a retirada do material e me comprometi a manter o espaço livre conforme manda a lei”, destaca.

Disque denúncia
Denúncias sobre lixeira viciada, entulho em ruas, canais e avenidas, podem ser encaminhadas via WhatsApp (96) 99970-1078, que funciona como canal de atendimento da Zeladoria.

O munícipe deve enviar fotos, vídeos, horário do acontecimento e endereço para que a apuração ocorra da melhor forma possível. A identidade do denunciante é preservada.

Equipe de fiscalização da Zeladoria Urbana durante orientação sobre a obstrução das calçadas | Foto: Zeladoria Urbana/PMM