Prefeitura de Macapá reforça o estoque das Unidades Básicas de Saúde 

Unidades de baixa e média complexidade da capital recebem os medicamentos

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

 

O setor de Assistência Farmacêutica realiza o controle dos medicamentos e insumos usados nas unidades básicas do município. | Foto: Renato Costa/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou a aquisição de medicamentos para abastecer as farmácias das unidades de saúde que fazem o fornecimento gratuito para a população. O material adquirido auxilia na Assistência Farmacêutica da capital, com medicamentos e insumos.

As prateleiras das Unidades Básicas de Saúde são abastecidas com antibióticos, antiflamátorios e medicamentos usados na sugestão terapêutica de pacientes com casos confirmados e suspeitos de Covid-19. Além de comprimidos, pomadas, injetáveis, controlados, contraceptivos e material médico hospitalar.

O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAFA) é o responsável pela distribuição de medicamentos e insumos em atenção básica, e para os programas executados pelo Município, como os de Hipertensão e Diabetes, Saúde Mental, Tabagismo, Saúde da Mulher e Nutrição.

A secretária de Saúde do município, Erica Aymoré, explica que os novos medicamentos irão abastecer as unidades de saúde de Macapá e suprir as demandas.  “Apesar do desabastecimento de muitos medicamentos a nível nacional, a Prefeitura tem conseguido fazer a reposição gradual, incluindo o incremento das medicações utilizadas para Covid-19, sem esquecer dos demais da atenção básica que já estão sendo distribuídos para nossas UBSs”, destacou.

Além da distribuição e logística, o setor de Assistência Farmacêutica realiza o controle dos medicamentos, insumos e correlatos usados nas UBSs. Todas as farmácias das Unidades de Saúde do município serão contempladas.

Os recursos para a compra dos medicamentos são fruto de emenda parlamentar da vereadora Janete Capiberibe (PSB), com contrapartida do Tesouro Municipal.