Prefeitura de Macapá recebe denúncias de uso indevido de pipas durante quarentena

O Disk Denúncia da Prefeitura de Macapá já recebeu inúmeras reclamações de uso de pipas por crianças e adolescentes durante o isolamento social. Dados mostram que em uma semana foram feitas mais de 100 chamadas para o Disk Denúncia. Esse número cresceu bastante. Atualmente, é uma média de 10 a 15 denúncias recebidas das 16h às 18h.

Após o recebimento delas, a Guarda Civil Municipal vai ao local e, além de recolher o material, a equipe orienta aos moradores para retornar às suas casas para evitar aglomeração e transmissão do novo Coronavírus. Mas, de acordo com os relatos dos atendentes da Central do Disk Denúncia, após a saída dos guardas, os brincantes retornam às ruas para a prática considerada ilegal. 

 

“É importante que as famílias orientem seus jovens. Já tivemos casos de crianças com Covid-19. Perdemos um garoto de 12 anos para essa doença, o que demonstra que nenhuma faixa etária está imune. E mais ainda, os jovens podem transmitir aos mais velhos ao retornarem às suas casas. Por isso, é importante o papel da família no cuidado com crianças e jovens”, disse Naldima Flexa, coordenadora do Disk Denúncia.

 

Na última sexta-feira, 22, a Coordenação do Disk Denúncia entrou em contato com o Conselho Tutelar Zona Sul para uma atuação conjunta com a Guarda Civil no Conjunto Mucajá, considerando a reincidência de chamadas. As principais denúncias são dos residenciais de Macapá e Infraero, Lago da Vaca, Araxá, canal do Beirol, Pedrinhas e Zerão.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Kelly Pantoja

Assessora de comunicação

 

Foto: Nayana Magalhães