Prefeitura de Macapá recebe comitiva governamental da Guiana Francesa para exportação de alimentos de produtores locais

Iniciativa fortalece a agricultura familiar e estimula os produtores a expandirem suas atividades de produção e comercialização

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Nesta sexta-feira (6), produtores de Macapá receberam uma visita técnica de representantes da Cooperação e Integração Regional/Internacional da Guiana Francesa, em uma parceria com a prefeitura, para a exportação de alimentos de Macapá para o país vizinho. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e estimula os produtores a expandirem suas atividades de produção e comercialização.

Propriedades localizadas no K9 e no Ramal do Curralinho receberam a equipe técnica da Secretaria municipal de agricultura (Semag) juntamente com a comitiva do Governo da Guiana Francesa.

Valdomiro Monteiro, é dedicado à agricultura familiar, e possui propriedade localizada no K9, Linha F, há 13 anos. Nesse período, desenvolveu a avicultura e cultivou uma variedade de frutas, verduras e legumes. Ele compartilha que essa iniciativa oferece oportunidades para expandir sua produção e ingressar no mercado internacional.

“Hoje, tive a oportunidade de apresentar minha produção e o trabalho realizado em minha pequena propriedade, que conta com uma diversidade de produtos. Através desta parceria, acreditamos que poderemos expandir ainda mais, pois estamos confiantes de que teremos um mercado garantido”, disse.

O Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Fleury, destaca que a iniciativa abre portas para os produtores locais expandirem seus empreendimentos, além de contribuir para o crescimento econômico e a geração de renda no município.

“Por meio desta parceria nós podemos fortalecer cada vez mais a agricultura familiar e a produção em larga escala. Macapá tem potencial para a produção de alimentos, e estamos trabalhando para estimular cada vez mais a cadeia produtiva local”.


Tiarrah Steenwinkel, Vice-presidente de Cooperação e Integração Regional/Internacional, enfatiza que essa parceria fortalece tanto o setor primário da Guiana quanto o de Macapá.

“Ficamos bastante impressionados com o grande potencial que Macapá possui tanto para a criação de animais quanto para a produção de frutas, verduras e legumes. Estamos em busca de maneiras de facilitar essa colaboração entre Guiana e Macapá, com objetivo de estabelecer uma parceria de longo prazo e sólida”, destacou.