Prefeitura de Macapá realiza vacinação contra a Covid-19 no Quilombo do Curiaú

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quinta-feira (1) a imunização contra a Covid-19 nas comunidades quilombolas. Os moradores do Quilombo do Curiaú com faixa etária de 59 a 50 anos receberam a ação que aconteceu na Escola Estadual José Bonifácio.

O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, orientou a comunidade sobre a importância da imunização. “Este é um momento feliz. É uma satisfação poder compartilhar com as pessoas esse processo de esperança. Ainda não vencemos a pandemia, temos que continuar com as medidas restritivas e os protocolos de segurança “, afirma o Prefeito.

Quilombolas têm prioridade no Plano Nacional de Imunização. No âmbito municipal, a Prefeitura trabalha em parceria com mobilização popular nessas comunidades. “A Semsa recebeu o documento da Associação do Curiaú informando o quantitativo de pessoas que moram na localidade. Com base nesse levantamento, realizamos a vacinação”, explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço.

Rosineide dos Santos, de 52 anos, explica que mesmo depois de se imunizar continuará com os cuidados. “Agora sim, chegou o meu momento. Sei que devo permanecer em casa para garantir a segurança de todos. Essa doença precisa ser combatida com a união de toda sociedade, por isso é importante que cada um faça sua parte”, afirma.

Socorro Paixão, de 55 anos, fala do momento vivido com gratidão. “Nesse momento eu paro para pensar em quantos indivíduos da minha idade não tiveram essa oportunidade que eu estou tendo. Agradeço pela oportunidade e peço a Deus que conforte o coração de todos que perderam seus entes queridos”, conclui.

Próximas comunidades
Atualmente Macapá tem 29 comunidades quilombolas registradas, algumas são ribeirinhas e de difícil acesso. Segundo levantamento do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), a população quilombola é de aproximadamente 6.500 pessoas e neste primeiro momento, a intenção é vacinar cerca de 300 indivíduos.

Após a imunização dos moradores do Quilombo do Curiaú, a vacinação acontecerá nas comunidades de Abacate da Pedreira, Santo Antônio da Pedreira, Km 17, Km 18, Campina Grande e demais localidades, conforme o Plano Municipal de Imunização.

A Semsa terá duas frentes de ações para a realização da vacinação nessas áreas, de forma terrestre e fluvial. Esse processo vai acontecer gradualmente, por faixa etária, conforme o repasse de novas doses do imunizante.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde