Servidores da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana se submeteram ao teste para o novo Coronavírus nesta terça-feira, 16. Entre o grupo dos profissionais testados estão os efetivos e terceirizados. São eles: “margaridas”, “vermelhinhos”, coletores e funcionários do setor administrativo da pasta lotados nos cemitérios, aterro sanitários e outros setores que permanecem na linha de frente de combate à Covid-19, em Macapá.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 300 testes rápidos. Deste total, apenas 6 servidores foram diagnosticados positivo para a Covid-19 e encaminhados para a UBS, onde devem iniciar o tratamento imediatamente, como rege o protocolo dos órgãos de saúde.
“É uma ação de prevenção, em respeito às pessoas e à saúde pública. Nosso objetivo é salvar vida. E é assim que a prefeitura age no combate ao novo Coronavírus”, disse o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Carlos Alberto Oliveira.
O teste rápido identifica, em cerca de 15 a 30 minutos, a presença de anticorpos do vírus no sangue das pessoas. Para aqueles pacientes com os sintomas, mesmo leves, será indicado o exame de RT-PCR, que é aplicado na fase aguda da doença.
“Os testes em servidores são mais uma estratégia do poder público municipal no monitoramento da saúde e que contribui para traçar a situação da pandemia de Covid-19 em Macapá. Isso também mostra o cuidado e a atenção da prefeitura com os trabalhadores”, reforçou Carlos Alberto.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Mônica Silva
Assessora de comunicação