Prefeitura de Macapá realiza Audiência Pública para discutir novo modelo de transporte público

Audiência Pública ouviu a população para construção de edital do transporte público que deverá ser adotado em Macapá

Por Cristiane Mareco - Companhias de trânsito e transporte de Macapá

Reunião discutiu o sistema de transporte público coletivo urbano de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

Representantes da Sociedade Civil, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário participaram nesta terça-feira (24) de audiência pública para esclarecer e debater propostas para a construção do edital de licitação do novo modelo de sistema de transporte público coletivo urbano de Macapá. A audiência foi realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

O objetivo da Audiência Pública foi expor à população seus direitos e as diretrizes do modelo de transportes que deverão ser adotados em Macapá.

No encontro foram apresentados dados do sistema de ônibus, contendo informações operacionais preliminares do projeto básico para a elaboração do novo edital de licitação.

Em explanação, os participantes apresentaram sugestões para o projeto básico, interagindo durante toda a apresentação das propostas.

Em conversa com a sociedade civil, o presidente da CTMac, Andrey Rêgo, falou da importância da Audiência Pública para a elaboração do edital de licitação do transporte público e agradeceu a participação de todos.

“Esse é um tema que precisa ser debatido com todos, principalmente com a população, que usa o transporte diariamente. Apresentamos nossos projetos e a sociedade apresenta as necessidades diárias” pontuou Andrey Rêgo.

Para o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Paulo Martins, a Audiência Pública é uma exigência, para que se possa alinhar junto com a população as necessidades do transporte público coletivo.

“Sabemos que existem bairros que não estão sendo atendidos com qualidade pelo transporte público, devido a falta de ônibus. Hoje estamos iniciando um novo ciclo, uma nova licitação em breve. Desejo que esse debate coletivo seja expansivo e esclarecedor para a elaboração do edital de licitação. Nós, do Tribunal de Contas, estamos participando com muita satisfação desse momento”, disse Paulo Martins.

O vereador Caetano Bentes destacou que, para muitos, o transporte público é a única opção de locomoção, por isso a importância de alinhamento.

“Esse momento junto da população é importante para discutir e propor melhorias para o nosso transporte público e assim podemos construir políticas públicas direcionadas para as necessidades da população”, comentou.

Segundo o presidente da associação de moradores do residencial Mestre Oscar, Jordhan Silva, a audiência é positiva, pois todas as necessidades foram expostas.

“Hoje, o transporte público em Macapá começa a fazer história. Esperamos que todo esse trabalho seja dinâmico e expansivo, possibilitando melhorias principalmente para quem mora em bairros distantes sem outras opções de transporte”, falou Jordhan.