Prefeitura de Macapá realiza ação educativa em combate à tuberculose

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrando dia 24 de março, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a campanha de prevenção à doença. A ação aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com objetivo de informar a população sobre seus riscos, sintomas, formas de transmissão e o tratamento ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, explica que, ao sentir os primeiros sintomas, a pessoa deve buscar o atendimento médico e caso confirmado, iniciar de imediato o tratamento na rede municipal de saúde. O tratamento ocorre em um período de 6 meses a 1 ano.

“A tuberculose é uma doença grave que atinge milhares de pessoas todos os anos e, por isso, nos primeiros sintomas é importante que a população busque as UBSs. O tratamento é longo e o apoio da família e amigos é fundamental para que o paciente não desista”, alerta a secretária.

Ação
Na programação realizada nesta manhã, os profissionais de saúde das UBSs repassaram, especialmente para pessoas com faixa etária de 25 a 40 anos, que são os mais afetados pela doença, os principais sintomas da tuberculose como: tosse acompanhada de febre no final do dia por mais de três semanas, sudorese noturna, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, emagrecimento e escarro com sangue em casos graves.

A tuberculose é transmitida pelo ar de pessoa a pessoa, através de espirro, tosse ou fala. Por isso é importante que sejam mantidos hábitos de higiene e a atualização do cartão de vacinas.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde