A Prefeitura de Macapá dá sequência à testagem rápida dos profissionais da saúde. Nesta quarta-feira, 17, funcionários de cinco unidades básicas passaram pelo exame que detecta a Covid-19. O teste, que é realizado por meio de uma gota de sangue, aponta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus.
Na zona norte, a ação aconteceu na UBS Brasil Novo, onde 25 funcionários realizaram o teste. Já na UBS Rosa Moita, foram feitos 50 exames; e na Raimundo Hozanan, no Muca, 42. “A testagem é importante para tirar a dúvida, apreensão ou suspeita que o funcionário possa ter devido estar na linha de frente. E, caso seja assintomático, tomar as precauções para quebrar a cadeia de transmissão”, disse a diretora da UBS Rosa Moita, Rosiane Picanço
Também foram realizados 50 exames nos servidores da UBS Perpétuo Socorro e 68 na Clínica Especializada São Pedro. Nesta quinta-feira, 18, serão testados os servidores da Unidade Infraero II, do Centro de Assistência Psicossocial Infantil (Capsi) e do Centro Especialidades Odontológicas. No dia 19 será a vez da Central de Imunização.
Os testes rápidos são indicados a partir do sétimo dia do início dos sintomas. Quando o resultado do teste aponta positivo, o servidor é afastado de suas funções e recebe o kit de medicamentos usados como sugestão terapêutica para os sintomas da síndrome gripal.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Jamile Moreira
Assessora de comunicação
Contato: 99135-6508