A Prefeitura de Macapá, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, realizará do dia 8 a 15 de setembro uma ação de combate ao Aedes aegypt no distrito de São Joaquim do Pacuí. A atividade tem o intuito de intensificar ações de combate nos distritos da capital onde foram identificados a presença do vetor.
Agentes de endemias farão tratamento focal e eliminação de criadouros em potencial que possam servir para a proliferação do mosquito. A prefeitura orienta a população a fazer manutenção constante em calhas, ralos, vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada, assim como locais de armazenamento de água devem permanecer sempre tampados ou telados.
“Orientamos os munícipes que o cuidado com o quintal deve ocorrer durante todo o ano. Qualquer lixo acumulado pode ser criadouro do mosquito, gerando doenças para todos que moram no entorno”, explica o chefe da Divisão de Controle da Dengue, Ailson Quaresma.
Além de cuidar dos quintais, a população pode ajudar solicitando a visita de um agente de endemias ou fazer denúncias. A Secretaria de Saúde de Macapá disponibiliza o Disk Mosquito (99121-1641), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Cássia Lima
Assessora de comunicação