Vigilância em Saúde realiza ação de combate à tuberculose

Encontro aconteceu na UBS São Pedro e contou com palestra e testes para diagnóstico da doença

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação aconteceu na UBS São Pedro | Foto: Andreia Tavares/PMM

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMSV), realizou uma ação para a conscientização e combate à tuberculose na UBS São Pedro. A programação contou com palestra e testes para diagnóstico da doença. Além disso, foram repassadas orientações de medidas de prevenção e cuidados.

O médico Paulo Danillo comentou sobre a importância da ação. “Essas programações são de extrema importância. Quanto mais pessoas forem conscientizadas, menos casos da doença vão existir”, disse.

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, ou seja, que surge através da inalação de aerossóis. As pessoas com tuberculose soltam bacilos no ar ao falar, espirrar e tossir.

Darciane Costa esteve na UBS. Ela aproveitou a oportunidade para fazer o exame de prova tuberculínica (PPD). O exame é utilizado no auxílio ao diagnóstico da tuberculose.

“Consegui fazer o exame gratuitamente. Tive contato com uma pessoa com tuberculose e fiquei com receio de ter pegado”, comentou. 

Quem também esteve na unidade de saúde para realizar o exame foi Rylarry Dayanhe, que teve contato com uma pessoa diagnosticada com tuberculose. “Essa ação foi muito importante para a gente se alertar. Fiquei sabendo da testagem pelo jornal e aproveitei para vir”, comentou.

Sintomas da tuberculose

1 – Tosse por três semanas ou mais;

2 – Perda de peso de maneira repentina;

3 – Cansaço rápido;

4 – Febre baixa geralmente durante o período da tarde e da noite;

5 – Dor no peito ou nas costas.

Caso você apresente algum destes sintomas, procure a unidade básica de atendimento mais próxima da sua casa.