Prefeitura de Macapá realiza a prova do SisPAEAP nas escolas de Ensino Fundamental

Esta é a segunda vez que o exame é realizado através de um regime de colaboração entre o Estado do Amapá e os municípios, no Programa Criança Alfabetizada.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (9) as provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SisPAEAP). A avaliação é voltada a todos os 4.461 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, pertencentes à rede municipal de ensino.

Durante a prova foram aferidos os conhecimentos relacionados aos procedimentos de leitura, em língua portuguesa, e as habilidades de matemática. A prova foi realizada de forma simultânea em todos os 16 municípios do Amapá.

Esta é a segunda vez que a prova é realizada através de um regime de colaboração entre Estado do Amapá e os municípios no Programa Criança Alfabetizada (PCA).

“Essa prova é muito importante e nós incentivamos e acompanhamos, no decorrer de todos esses meses, o trabalho realizado nas escolas. Viemos de um processo pandêmico que trouxe dificuldades para o processo de alfabetização, mas esse ano atuamos com muita energia e estamos ansiosos pelo resultado”, disse o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

O desempenho de cada município nesta avaliação impacta os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo Governo do Estado. Esses recursos podem ser utilizados para reformas de escolas, pagamento de servidores e compra de material destinado à Educação.

Prêmio Criança Alfabetizada
A partir dos resultados, as escolas que ficarem entre as 20 melhores nos resultados do Índice de Desenvolvimento Escolar – Alfabetização – 2º ano do Ensino Fundamental (IDE-Alfa) podem receber até 80 mil em suas caixas escolares. O valor é denominado Prêmio Criança Alfabetizada.

Para efetivar o prêmio, é preciso que a escola tenha, no momento do SisPAEAP, pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental regular, ter obtido média no IDE-Alfa situada no intervalo entre 8,5 e 10,0 e ter participação de pelo menos 90% de alunos matriculados no 2º ano na avaliação.