Prefeitura de Macapá promove passeio para lazer e vínculo social de usuários do Centro Pop

Programação no Museu Sacaca foi realizada para 15 pessoas em situação de rua.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Usuários do Centro Pop participaram de programação nesta sexta-feira (5) | Foto: Alexandra Gomes/PMM

A Prefeitura de Macapá promoveu nesta sexta-feira (5), uma tarde de lazer para 15 usuários do Centro de Referência Especializado Para População em Situação de Rua (Centro Pop) Amizade. Acompanhados pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), eles participaram de uma programação especial no Museu Sacaca, no centro da capital.

Durante a visita, os usuários do Centro conheceram a história cultural do museu, os espaços compartilhados com a natureza e a funcionalidade das plantas medicinais. Além disso, os visitantes também aproveitaram o momento para se divertir e contar suas próprias histórias de vida. 

O caminhoneiro Felintro Dias da Rocha Filho, 73 anos, surpreendeu os participantes ao dizer que no passado, entregava produtos para Raimundo dos Santos Souza, o “Sacaca” que dá nome ao museu.

“Em 1991 cheguei no Amapá, na época eu tinha um caminhão e estava sempre na estrada. Quando chegava em Macapá, era sagrado as encomendas do senhor Sacaca: plantas medicinais, óleo de pracaxi, copaíba azeite de andiroba, copaíba, casca de jatobá e de preciosa. Esses eram os remédios que mais ele pedia”, comenta.

Para o coordenador do Centro Pop, Leonidas Júnior, a iniciativa é uma forma de fazer uma reinserção social dessas pessoas. “O passeio no museu é um momento de socialização, assim como eles participam de atividades educacionais, cursos profissionalizantes, também têm direito ao lazer e cultura”, destaca.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, o trabalho realizado no Centro Pop é voltado para garantir diretos básicos como alimentação, além da autoestima e dignidade dos assistidos

“Todo o nosso trabalho é realizado no sentido de proporcionarmos dignidade a essas pessoas que nesse momento estão em situação de rua. Inclusive, o passeio no museu é uma forma de eles se sentirem respeitados e incluídos no meio social. Trabalhamos direcionando meios para que essas possam sair dessa situação”, afirma o gestor. 

Passeio no Museu Sacaca foi ofertado a usuários do Centro Pop Amizade, em Macapá | Foto: Alexandra Gomes/PMM