Prefeitura de Macapá promove fiscalização e ação educativa nas batedeiras de açaí

Campanha é realizada pela Semam, em parceria com a Vigilância Sanitária.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Rogério Lameira

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), em conjunto com a Vigilância Sanitária, vem intensificando a campanha educativa em diversos estabelecimentos presentes na capital. A finalidade é, dentre outras, conscientizar microempreendedores sobre o descarte correto dos caroços de açaí.

Para além de seu caráter informativo, a ação também conta com a fiscalização da vigilância sanitária, da Secretaria municipal de Saúde, com o intuito de verificar se a higienização dos locais e produtos está funcionando de maneira correta e legalizada.

O acompanhamento da Prefeitura nesses locais contribui, inclusive, para a prevenção da Doença de Chagas, comum no consumo incorreto do açaí.

A campanha ocorre em diversos pontos da cidade, onde as batedeiras estão mais presentes. Nesta terça-feira (14), a equipe esteve no bairro do Perpétuo Socorro.

“Nós estamos no Cidade Nova, no bairro do Perpétuo Socorro, com a Semam e a Vigilância Sanitária para conscientizar e notificar alguns estabelecimentos comerciais a respeito do descarte correto do caroço de açaí”, explica o secretário de meio ambiente, Marcelo Oliveira.

Demais empreendimentos
A Prefeitura de Macapá também aproveita a campanha para fiscalizar farmácias, auto-boxes, clínicas veterinárias, odontológicas e estúdios de tatuagens. A ação educativa segue até esta sexta-feira (17), mas a fiscalização ocorre de forma contínua em todos os dias da semana.