Prefeitura de Macapá promove blitz educativa em alusão à Semana Nacional do Trânsito

Fotos: Cleito Souza

A Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá, em parceria com o Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), deu continuidade à Campanha Nacional de Trânsito, realizando nesta quarta-feira, 23, blitz educativa na área central da cidade. A campanha, que teve início no último dia 18 e ocorrerá até sexta-feira, 25, trouxe como tema para 2020 a frase “Perceba o risco, proteja a vida” com foco à sensibilização dos condutores à vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência.

De acordo com a diretora-presidente da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá, Selma Miranda, a ação teve como objetivo levar informações e sensibilizar os condutores que trafegam nas ruas e avenidas da capital. “Nossa equipe de agentes e do setor de educação para o trânsito, em conjunto com a equipe do Sest/Senast, fez alerta aos condutores, pedestres e ciclistas sobre o senso de responsabilidade coletiva, sobre a necessidade de se respeitar as leis de trânsito, as sinalizações e a vida de cada pessoa que em algum momento utilizará as vias, seja a pé ou em algum veículo”, ressaltou.

Segundo a diretora-presidente do Sest/Seanst, Julie Rodrigues, a conscientização e a educação são peças fundamentais para evitar acidentes no trânsito. “O trânsito é formado por pessoas que se deslocam de diversas formas e para que ele flua bem é preciso ser consciente ao transitar pelas vias, é necessário colocar-se no lugar do outro, respeitando as leis, fazendo cada um a sua parte. Com certeza, evitaremos acidentes nas ruas e avenidas de Macapá”, destacou.

Nos últimos três anos, a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá desenvolveu projetos de modernização para as vias da cidade, entre estes está a implantação do Centro de Controle de Operações Vias do Futuro, que faz o videomonitoramento das ruas e avenidas de Macapá; e só no período de julho a primeira quinzena de setembro deste ano já realizou mais de três mil notificações e autuações de condutores.

Para a funcionária pública Maria do Carmo, a campanha é mais que necessária, é também uma forma de chamar atenção para as leis de trânsito. “A gente vê cada coisa, muito desrespeito, principalmente com o pedestre. No trânsito, motoristas que avançam o sinal, não respeitam a faixa de pedestre, falam ao celular enquanto estão dirigindo, um verdadeiro absurdo. Então, é sim, mais que necessário este momento, serve de alerta aos condutores de veículos para que tenham mais cuidado ao dirigir, cuidado com a vida do próximo e com a sua própria”, lembrou.

Atualmente, existem em Macapá 124 semáforos ativos, 20 câmeras com movimento panorâmico, duas com imagem fixa, que fazem leituras das placas, além da sinalização vertical. O Centro de Controle de Operações apurou que as infrações mais comuns no trânsito são a falta do cinto de segurança pelos motoristas e por parte dos passageiros, estacionamento indevido, execução do retorno em vias transversais entrando na contramão, transporte de crianças sem observância das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e parada na faixa de pedestre.

A Prefeitura de Macapá também implantou o projeto “Onda Verde”, o sistema inteligente que controla o sincronismo dos semáforos e permite que motorista saia de um cruzamento em uma avenida e, na medida em que se aproxima de outro, o semáforo abra. O fenômeno se repete nos demais cruzamentos, permitindo que os veículos façam grande parte do trecho com a “Onda Verde”, sem ter que parar, considerando-se uma velocidade razoável.

Outro projeto da CTMac é do Departamento de Coordenação em Educação no Trânsito, que promove de forma lúdica a conscientização de crianças e adolescentes para a leis de trânsito.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação