Prefeitura de Macapá promove ação em homenagem ao Dia do Feirante

A data é celebrada no dia 25 de agosto e a iniciativa atendeu trabalhadores da Feira Maluca e do Novo Horizonte.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação

“Feirante com qualidade de vida é feirante feliz”. Com esse lema, a Prefeitura de Macapá celebrou o Dia do Feirante, comemorado no dia 25 de agosto. Os dois dias de ação ocorreram nos bairros Buritizal e Novo Horizonte. O evento foi executado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e levou serviços de saúde e estética, orientação sobre linhas de crédito e sorteio de prêmios.

Na Feira Maluca a atividade aconteceu no dia 24 e contou com a presença do prefeito Dr Furlan e do secretário da Semtradi, Rafael Gato. Na Feira do Novo Horizonte, a programação ocorreu no dia 25. Para a realização das agendas, foram parceiros a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sicredi, Beleza Centro Técnico e Centro de Formação Profissional em Cabeleireiro Nilreth.

“Esses pais e mães de família também são responsáveis pela alimentação que chega à nossa mesa. Hoje demonstramos um pouco da nossa gratidão pelo empenho diário”, disse o prefeito Dr. Furlan.

“Eu olho para cada feirante como se fosse meu pai porque ele começou a vida profissional nessa profissão.  A Prefeitura de Macapá trabalha para manter uma boa relação com esses empreendedores sempre, por gratidão”, disse o secretário Rafael Gato.

Parceiros
A Semsa, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), realizou teste rápido, vacinação contra sarampo e influenza, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e atendimento médico clínico.

O Sicredi, uma instituição financeira cooperativa e trabalhou com a orientação sobre linhas de crédito para os feirantes e outros serviços, como portabilidade de salário, cadastro positivo e crédito responsável.

As instituições de beleza e estética ofereceram corte e tratamento de cabelo masculino e feminino para os feirantes, presente estendido ao público presente nos dois dias de evento.

Perto do final do evento, os empreendedores participaram de sorteios de prêmios e brindes. Também houve premiação para o trabalhador que dissesse a melhor frase para atrair fregueses e também para quem tirasse escamas de peixe em menos tempo.

“Essa celebração é muito importante não somente para nós, mas para toda a comunidade daqui, que achou interessante. Quero parabenizar a Prefeitura de Macapá pela iniciativa, por cuidar bem da feira e por atender as demandas, bem atuante”, concluiu Dom Robson Sousa, de 42 anos, trabalhador da Feira Maluca.