Prefeitura de Macapá prepara Live de conscientização sobre autismo e o acolhimento na Atenção Primária da saúde

Autismo e o acolhimento na Atenção Primária da saúde é o tema da programação em alusão ao Dia Mundial do Autismo. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta segunda-feira (05) e em virtude da pandemia, o evento será transmitido pelo canal da Prefeitura no YouTube. A Live inicia às 19h no endereço eletrônico https://cutt.ly/pcRYvKi.

A abertura da transmissão será feita pela coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras da Semsa, Kersia Ferreira, que enfatiza que a programação vem para sensibilizar a população acerca do autismo. “A Live tem o intuito de informar a população sobre o universo da pessoa autista. Convidamos a todos para a assistir”, disse.

“O objetivo e prevenir e alertar os pais referente ao reconhecimento da criança autista o mais cedo possível, contribuindo para a melhor qualidade de vida da criança”, finalizou Kersia.

Programação
A primeira palestra da noite será sobre a ‘Identificação dos sinais precoces, tratamento e dificuldades vivenciadas pelos pacientes e familiares’. A conversa será comandada por Lucivaldo Nascimento de Castro Filho e o pai Lucivaldo Rocha de Castro, que atua como conselheiro da Rede Unificada pelo Autismo no Amapá- Reunida.

O próximo debate falará sobre a ‘Descrição da Rede de Atenção na APS (Atenção Primaria a Saúde) para as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)’. O assunto será abordado pela diretora do Centro Especializado em Reabilitação de Macapá (CER), Dra. Ana Maria Nascimento Ferreira, e o diretor do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi), Washington Luiz de Oliveira Brandão.

A terceira discussão da Live tem como temática ‘Convivendo com TEA: Leis e Direitos’ e contará com o direcionamento do advogado Carlos Rafael Oliveira.

Já a quarta e última palestra tratará sobre ‘O acolhimento da criança e familiares com Transtornos do Espectro Autista (TEA)’, e terá como facilitadora Olinda Consuelo Lima Araújo, que é coordenadora municipal de Saúde da Criança.

Transtornos do Espectro Autista -TEA
O autismo é denominado como um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por um déficit na comunicação e comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal. Ocorre em diferentes contextos como, por exemplo, a limitação na reciprocidade socioemocional, e na dificuldade de iniciar, manter e compreender relacionamentos.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação