Prefeitura de Macapá pede a colaboração da população para não descartar lixo nas calçadas antes do dia da coleta

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana informa à população que os serviços de limpeza da cidade estão mantidos e garantidos durante a quarentena de combate e prevenção contra o Coronavírus. No entanto, pede que todos ajudem a manter a cidade limpa atendendo ao cronograma de coleta domiciliar. O lixo deve ser descartado somente no dia e horário determinados para a passagem do caminhão em cada bairro.

A Secretaria de Zeladoria orienta aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões possam fazer a coleta sem deixar cair resíduo no chão. Lixo esse que, muitas vezes, acaba sendo espalhado pelas calçadas e ruas.

 

“Alguns ajustes foram necessários para minimizar o impacto para a população. Redução da carga horária, revezamento de trabalhadores, escalas, dentre outras medidas foram tomadas para que os serviços não sejam paralisados. Mas lembramos que são primordiais o apoio e a colaboração de todos em um momento tão difícil pelo qual estamos passando”, diz o secretário Claudiomar Rosa.

 

Ao jogarem lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra a sujeira e a proliferação de doenças”, reforça o secretário.

 

Confira o calendário de coleta de lixo domiciliar nos bairros de Macapá:

 

Coleta noturna, a partir das 19h:

* Segunda a sábado: Perpétuo Socorro, Laguinho, Pacoval, Central, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal, Beirol, Santa Inês e Jesus de Nazaré;

* Segundas, quartas e sextas-feiras: Jardim Equatorial e Conjunto Cabralzinho;

* Terças, quintas e sábados: Coração e Loteamento Platon.

 

Coleta diurna, a partir das 7h:

* Segundas, quartas e sextas-feiras: Fazendinha, Chefe Clodoaldo, Alfaville, Murici, Vale Verde, Barcellos II, Mônaco, Samarino, Jardim Oliveira, Pedrinhas, Araxá, Muca, conjunto Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão, Universidade e Cidade Nova I e II, Conjunto da Embrapa;

* Terças, quintas e sábados: Pantanal, Renascer II, Vitória do Renascer, São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I e II, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Boné Azul, São José, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmares, Brasil Novo, Liberdade, Amazonas, Ramal do Azevedo, Res. Lagoa, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II e III, Res. Independência (Marabaixo IV) e Jardim América (Marabaixo).

 

No complexo Beira Rio, a coleta é feita cinco vezes ao dia, sendo a primeira à 1h e as demais às 7h, 12h, 15h e 18h. A coleta em feiras e mercados da cidade ocorre de segunda a domingo.

 

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

 

• Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

 

• Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

 

• Coloque os sacos de lixo em frente de sua residência apenas nos dias de coleta.

 

• O material proveniente de sobras de construção, entulho de obras ou demolições, ou mesmo uma pequena reforma, é de responsabilidade do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para fazer o recolhimento, o transporte e a destinação correta e, assim, evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

 

• Material proveniente de folhas, galhos e podas de árvores dos jardins e quintais particulares não serão passíveis de recolhimento pelo serviço público de coleta domiciliar. Estes resíduos são de responsabilidades dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis e deverão ser removidos às suas expensas.

 

Mônica Silva

Assessora de comunicação/Zeladoria Urbana