Fotos: Rogério Lameira
A Prefeitura de Macapá participou na manhã desta sexta-feira (17) do lançamento do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. A atividade foi promovida nacionalmente pelo Ministério da Saúde e na região norte somente a capital e a cidade de Porto Velho (RO) sediaram o evento. Em Macapá a ação ocorreu no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.
A iniciativa visa a expansão do diagnóstico da Covid-19 através do teste rápido de antígeno (TR-AG), voltado a indivíduos sintomáticos e assintomáticos a fim de monitorar a situação epidemiológica e, com isso, direcionar as ações da Saúde nacional na contenção da pandemia no Brasil.
“Com um arrefecimento da pandemia e, consequentemente, a diminuição de casos e óbitos, há uma circulação maior de pessoas nas ruas e nesse momento o Programa de Testagem é essencial para conseguirmos isolar os casos positivos e, com isso, diminuir a transmissibilidade da doença”, disse o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.
Ainda esta semana o Ministério da Saúde enviará 2,4 milhões de testes para todos os 5.570 municípios do país, dos 26 estados e Distrito Federal. Desse total, aproximadamente 10 mil testes serão encaminhados à Macapá e ficarão disponíveis, no primeiro momento, no Centro de Especialidades. Inicialmente o critério de distribuição adotado pelo MS será o populacional. Em seguida, o Ministério também vai considerar o cenário epidemiológicos de cada localidade.
“Com muita presteza vamos auxiliar esta iniciativa do Ministério da Saúde. Estamos caminhandoo, evoluindo e temos tido o apoio ministerial e os nossos pedidos têm sido atendidos. Qualquer recurso ou iniciativa que chegue até o nosso município será bem usado, bem empregado e bem gerenciado”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.
Segundo as recomendações do plano, os testes serão utilizados no diagnóstico de pessoas com e sem sintomas da Covid-19. Dessa forma será possível identificar os casos mais rapidamente e, com isso, promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que também devem fazer quarentena. A testagem também será feita na busca ativa de pessoas que podem demorar para demonstrar qualquer sintoma da Covid-19. Essa medida vem para evitar a disseminação da doença.
“Não há um critério para quem busca o teste e se a pessoa quiser fazer a testagem, ele estará disponível para população de forma aberta. Neste primeiro momento ele estará disponível somente no Centro de Especialidades, mas estamos organizando para disponibilizá-los em outro ponto da capital”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.
Como funciona o teste
O teste de antígeno é feito a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal ou nasofaríngeo. A partir da coleta do material, o exame detecta a presença de uma proteína do coronavírus, que identifica se a pessoa está infectada e em uma fase com maior risco de transmissão. O teste é mais prático e não necessita de um laboratório para ser processado. O resultado fica pronto em 15 minutos e o teste de antígeno tem um grau de confiança elevado.
Base de dados
Após o recebimento do resultado na base de dados do Ministério da Saúde será possível fazer o monitoramento epidemiológico da doença e, com isso, adotar medidas de controle necessárias a fim de minimizar os impactos da infecção por coronavírus.