Prefeitura de Macapá participa de discussões sobre desafios da administração do SUS

A Prefeitura de Macapá participou do Seminário de Acolhimento a Gestores de Saúde Municipais, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems/AP), na segunda-feira, 30. O evento trata dos desafios da gestão municipal do SUS, da apresentação da agenda de obrigações e responsabilidades, e do lançamento do Manual do Gestor, elaborado pelo Conasems.

 

A secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, ressaltou a importância de debater os desafios da gestão do SUS. “Além da administração dos profissionais de saúde e a manutenção de nossas unidades, é essencial saber manusear as ferramentas de gestão para que possamos acessar recursos e desenvolver a saúde municipal. Por meio da realização do seminário, é possível ter uma consultoria técnica para desenvolver essa função com mais facilidade”.

 

O seminário reuniu 14 secretários municipais de Saúde do estado do Amapá e contou com a participação do presidente do Conasems, Mauro Junqueira. Na oportunidade, ele falou sobre o lançamento do Manual do Gestor Municipal do SUS, que tem o objetivo de orientar os secretários nesse início de gestão. “Hoje, temos mais de 17 mil portarias vigentes no Ministério da Saúde. É impossível que os gestores saibam todas essas informações. Nesse sentido, o manual estabelece conexões entre a normativa dos diversos temas do SUS e sua aplicação no cotidiano da gestão municipal de saúde abordada em uma linguagem clara e acessível”.

 

Em Macapá, a prefeitura vem investindo na estruturação dos serviços oferecidos à população e já entregou 35 obras na área da Saúde. Entre elas estão a reforma e construção de 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), as reformas de duas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), academias ao ar livre, Farmácia Popular, Central de Imunização, Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafa).

 

A Prefeitura de Macapá também iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico (PEC); licitação para a compra de medicamentos e correlatos; bem como a aquisição de veículos para a vigilância em saúde, para ampliar o combate às endemias; a compra de equipamentos do Samu; e outros serviços que estão em andamento.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa