Prefeitura de Macapá monta cronograma para retomada de atendimento em unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde começa a executar na próxima segunda-feira, 4, um cronograma para a retomada dos atendimentos nas unidades de saúde. Desde que a pandemia da Covid-19 se instalou na capital, os serviços de rotina e ambulatoriais precisaram ser suspensos para evitar aglomerações. Agora, cada unidade será vocacionada para atender um público específico. As primeiras que voltarão às atividades serão: a São Pedro, no Beirol, que volta a funcionar no dia 4 de maio; e Infraero 2, que retoma os serviços dia 5.

Na Clínica Especializada São Pedro, os serviços serão exclusivos para portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras doenças infectocontagiosas como tuberculose e hanseníase. Já a UBS Infraero 2 ficará responsável pelo atendimento exclusivo de crianças de 0 a 12 anos.

 

“Para ter acesso aos atendimentos, os usuários da área terão que fazer o agendamento por contato telefônico, e só ir à unidade no dia marcado. No dia da consulta, o paciente deve ir de mascarás e não será permitido acompanhantes, com exceção para os atendimentos pediátricos. Todas as medidas de higiene serão reforçadas para minimizar riscos dentro do ambiente da unidade”, explica a subsecretária de Assistência à Saúde, Tânia Vilhena.

 

Na UBS Infraero 2, será possível realizar consultas com clínico geral, pediatra, nutricionista e de enfermagem; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; curativo; medicação, vacina e dispensação de medicamentos.

 

Já na São Pedro, serão feitas consultas com clínico geral, de enfermagem, nutricionista, controle de diabéticos; hipertensos; vacina; curativo; medicação e dispensação de medicamentos.

 

Cronograma de reabertura e telefones de contato:

04/05 – Segunda-feira

Clínica Especializada São Pedro

Endereço: Rua Jovino Dinoá, nº 3985, Beirol

Telefone para agendamento: 98813-8813

 

05/05 – Terça-feira

UBS Infraero 2

Endereço: Av. Carlos Lins Cortes, nº 161, Infraero 2

Telefone para agendamento: 98813-8000

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde