Prefeitura de Macapá mantém prateleiras do Departamento Farmacêutico cheias durante pandemia do Coronavírus

A pandemia do novo Coronavírus não parou o trabalho realizado pela Prefeitura de Macapá na Assistência Farmacêutica. Pelo contrário, atualmente, o departamento tem mais de um milhão de unidades de medicamentos e insumos da Secretaria Municipal de Saúde. As prateleiras estão cheias, com estoque suficiente para quatro meses, e contém medicamentos usados na sugestão terapêutica de pacientes com casos confirmados e suspeitos de Covid-19.

Para o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o estoque de medicamentos foi fundamental na pandemia. “Estamos com 150 dias de pandemia e não deixamos faltar nada. É aqui que armazenamos os medicamentos para Covid-19 e os demais da atenção básica. Além disso, abastecemos outros municípios e ilhas do Pará”, destacou.

O Departamento de Assistência Farmacêutica (Dafa) funciona na Rodovia Juscelino Kubistchek, com funcionários paramentados com Equipamentos de Proteção Individual. No momento, contabiliza mais de 280 itens de medicamento, entre eles comprimidos, cremes e pomadas, injetáveis, controlados, contraceptivos e barreiras e material médico hospitalar.

“Conseguimos ter o controle do que cada UBS consome. Os pedidos são feitos de seis a oito meses, conforme o planejamento de cada unidade, para se evitar desperdício”, explicou a coordenadora do Dafa, Rayssa Mara de Siqueira Pinto.

Além da distribuição e logística, o setor de Assistência Farmacêutica realiza o controle dos medicamentos, insumos e correlatos usados nas unidades básicas do município e postos de saúde.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação