Prefeitura de Macapá lança o primeiro registro do Serviço de Inspeção Municipal para garantir qualidade e segurança alimentar

Medida inédita certifica produtos de origem animal e vegetal, promovendo a qualidade dos alimentos e impulsionando a economia local

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Registro no SIM permitirá que empreendedores e agroindústrias que processem produtos de origem animal ou vegetal ampliem suas vendas em Macapá | Foto: Arquivo/PMM

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Macapá lançará o primeiro registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e fará a entrega da Unidade de beneficiamento de ovos na Escola Família Agrícola em São Joaquim do Pacuí. A iniciativa pioneira garante a qualidade e segurança alimentar dos produtos de origem animal e vegetal, além de impulsionar a comercialização no município.

O selo SIM fortalece o setor primário e fomenta o desenvolvimento econômico local. O registro permitirá que empreendedores e agroindústrias que processem produtos de origem animal ou vegetal ampliem suas vendas no município. O certificado garante a qualidade e segurança ao consumidor final. Além disso, a certificação valoriza a produção de pequenas, médias e grandes agroindústrias.

A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) é responsável pelo SIM, que vai inspecionar e fiscalizar a produção agroindustrial de produtos de origem animal e vegetal. O trabalho será realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos veterinários, engenheiros de pesca e agrônomos, garantindo a segurança e a qualidade dos produtos.

Granja Avícola amplia produção na Escola Família Agrícola

A Escola Família Agrícola em São Joaquim do Pacuí será a primeira a receber o certificado SIM. Com incentivo do município, a unidade de ensino rural ganhou dois galpões construídos pela Prefeitura de Macapá para a criação de aves. Um é destinado à produção de aves de corte e o outro à produção de ovos.

A escola já trabalha com a venda de ovos na comunidade e na feira, e agora, com o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a construção da unidade de beneficiamento do ovo, a produção e venda serão ampliadas.

Foram investidos R$ 304.027,42 do Tesouro Municipal na construção de 3 galpões e reforma de 2 já existentes, além de um espaço para a casa da ração e a unidade de beneficiamento de ovos com 87,84m2.