Prefeitura de Macapá lança campanha Outubro Rosa e abre programação de ações de cuidado da saúde da mulher 

A Prefeitura de Macapá inicia a partir das 8h, nesta quinta-feira, 1º de outubro, na UBS Rosa Moita, a programação alusiva ao Outubro Rosa. Devido à pandemia e ao distanciamento social, os horários de mais de 15 UBS’s serão estendidos para a oferta em livre demanda de consultas ginecológicas, coleta de PCCU e requisição de mamografias.

Além disso, as unidades irão ofertar teste rápido, verificação de PA e glicemia, atendimento odontológico para gestantes, consultas médicas, exames laboratoriais, vacinas, educação em saúde e orientações para as mulheres.

“Essa programação foi pensada para as mulheres realizarem os exames de prevenção e a cuidarem de si, além de seguir a orientação do uso do álcool em gel, de máscara e distanciamento social”, destaca a secretária de Saúde, Gisela Cezimbra.

As UBS’s do Cidade Nova e Rubim Aronovitch (que funciona no prédio do Perpétuo Socorro) funcionarão neste mês de outubro de segunda a sexta, das 8h às 22h, com oferta da solicitação de mamografia e coleta de PCCU, além de acolhimento e orientações.

A campanha Outubro Rosa busca alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, o município tem mais de 100 mil mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos que devem fazer o exame anualmente.

Prevenção

O exame Papanicolau ou popularmente conhecido PCCU é realizado para a coleta de amostra do material do colo do útero, a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações. A coleta é rápida, indolor e simples, podendo causar leve desconforto nos casos onde a mulher tem dificuldade para relaxar a musculatura. Para a realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem fazer o preventivo sem danos ao bebê.

Programação do Outubro Rosa

Dia 01/10 – Abertura na UBS Conceição Rosa Moita – Ação com atendimento ginecológico, coleta de PCCU, teste rápido, solicitação de mamografia, odontologista, teste de Glicemia.

Dia 08/10 – UBS do Brasil Novo – Atendimentos com consulta clínica, ginecologista, coleta de PCCU, teste Rápido e acolhimento.

Dia 09/10 – UBS São Pedro – Consulta com clínico geral, ginecologista, PCCU, testes rápidos, exames laboratoriais e educação em saúde.

Dia 09/10 – UBS Infraero II (CEU das Artes) – serviços de teste rápido, distribuição de preservativos, consultas e orientações.

Dia 15/10 – UBS do Pacoval – Oferta de PCCU, palestras, consulta médica, testes rápidos.

Dia 15/10 – UBS Rubim Aronovitch – Palestras, consultas ginecologistas, clínico geral, nutricionista, exames laboratoriais, PCCU pela manhã, tarde, noite durante todo o mês de outubro, no horário das 8h às 22h.

Dia 16/10 – Carmo do Maruanum – Palestra educativa sobre a Saúde da mulher, Coleta de PCCU, vacinação e teste rápido.

Dia 19 a 23/10 – UBS Leozildo Fontoura – Consulta com clínico geral, ginecologista, dentista, Coleta de PCCU, exame das mamas, testes rápidos, Triagem.

Dia 19 a 23/10 – UBS Perpétuo Socorro – Intensificação da Coleta de PCCU e Palestras

Dia 19/10 – UBS dos Congós – PCCU durante todo o mês, teste rápido, verificação de PA e glicemia, atendimento odontológico para gestantes, consultas médicas, exames laboratoriais, vacinas e educação em saúde.

Dia 19/10 – Infraero I – Coleta de PCCU, solicitação de mamografia, testes rápidos, verificação de PA e glicemia, palestra NASF, auriculoterapia.

Dia 22/10 – UBS do Cidade Nova – Serviços de nutrição, dentista, ginecologista, PCCU, teste rápido, glicemia, terapeuta ocupacional, psicólogo, palestras sobre a saúde da mulher

Dia 22/10 – UBS Raimundo Hozanan – Palestras, Teste Rápidos, Coleta de PCCU, Verificação de PA e Glicemia, Palestra de Alimentação na prevenção do Câncer.  

Dia 23/10 – UBS do Coração – Coleta de PCCU, consultas médicas, vacinação, avaliação odontológica, teste rápido, teste de glicemia e atendimento NASF.

Dia 23/10 – UBS do Novo Horizonte – Coleta de PCCU, teste rápido para IST’s, verificação de PA e glicemia.

Dia 30/10 – UBS do Ilha Redonda – Palestras de saúde da mulher e homem, teste rápido, brincadeiras, café da manhã

Dia 30/10 – Encerramento da programação na UBS Pedro Barros com serviços de odontologia, consulta ginecológica, consulta médica, nutricionista, massoterapia, coleta de PCCU, teste rápido, glicemia capilar, palestras, fisioterapia e educador físico, serviço social e psicólogo.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação