Prefeitura de Macapá intensifica pontos itinerantes de vacinação contra a gripe neste final de semana

Também, todas as Unidades Básicas de Saúde aplicam os imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Destas, sete funcionam em horário alternativo

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Iniciativa faz parte do Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe, idealizado pelas Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa) | Foto: Jesiel Braga/PMM

No décimo terceiro dia de ações do Programa Protege Macapá – Vacine Contra Gripe, as Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa) intensificaram os pontos itinerantes de Vacinação, neste sábado (27).

Cinco locais foram abertos ao público para aplicação de doses contra a Influenza, Covid-19 adulto e infantil e rotina: Rampa do Santa Inês, na Orla de Macapá; Pólo Técnico do Grupo Madre Tereza; Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela); Praça da Rodovia do Curiaú e drive thru na Praça Floriano Peixoto.

A forte chuva que caiu nas primeiras horas da manhã não foi empecilho para as famílias saírem de casa e buscarem os locais. Foi o caso da empregada doméstica Rosilene Souza, que caminhou até a Praça Floriano Peixoto.

“Infelizmente, vivemos no momento em que o vírus chegou e trouxe incertezas para todos. É importante a gente atualizar nossa caderneta para ganhar mais imunidade e ter mais saúde. Que todos venham se vacinar, principalmente as crianças”, disse.

Uma enfermeira da Itinerante aplicou a dose de Influenza no técnico judiciário Salvador Gomes, sem precisar sair do carro. Para ele, o momento representou “cidadania”. “Existem muitas fakes news que divulgam inverdades sobre as vacinas e as pessoas não valorizam. Devemos aproveitar a oportunidade para que as famílias possam se imunizar. Essa iniciativa é muito necessária”, disse.

Segundo o gestor da SMVS, Gilmar Domingues, “a intensificação dos espaços itinerantes pelo Programa Protege Macapá continua. Estamos próximos de chegar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura. Esse é um compromisso da Prefeitura de Macapá. A responsabilidade das Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde e de Saúde continua. Precisamos do apoio da população neste momento. Vamos nos proteger. Não podemos deixar as pessoas adoecerem”.

Pontos fixos

Em virtude do aumento dos casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda, anunciado pelo Governo do Estado, a Prefeitura ampliou o horário de funcionamento de sete Unidades Básicas de Saúde para aplicação de imunizantes, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h:

UBS Pedro Barros: Rua Dona Márcia, 445 – Fazendinha

UBS São Pedro: Rua Jovino Dinoá, 3985 – Beirol

UBS Congós: Rua Benedito Lino do Carmo, 1648

UBS Marabaixo: Avenida 4, s/n. – Marabaixo II

UBS Infraero II: Avenida Carlos Lins Cortes, 161

UBS Perpétuo Socorro: Rua Rio Xingu, 138

UBS Marcelo Cândia: Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, 1329, bairro Jardim Felicidade.

As demais UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Jesiel Braga/PMM