Prefeitura de Macapá intensifica limpeza nas áreas de ressaca

Serviços iniciaram na zona sul da capital e tem como objetivo evitar alagamentos durante as chuvas.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

A prefeitura de Macapá deu início aos trabalhos intensificados de limpeza nas áreas de ressaca da capital amapaense. Ação tem como objetivo evitar alagamentos durante as chuvas. A ação começou pela zona sul da cidade com os serviços de remoção de lixo, entulhos e mato, além de campanhas de conscientização sobre a importância de não descartar resíduos fora das lixeiras.

Equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana trabalham com auxílio de caçambas e um trator para dar vazão às águas das chuvas para os canais que cortam a cidade, assim evitando alagamentos. Já receberam limpeza a Travessa G, Avenida Remo Amoras, ruas Hildemar Maia e Santos Dumond, no bairro Muca, e Avenida Timbiras, no Buritizal.

“É importante sempre alertar que o lixo despejado de forma irregular dificulta a passagem da água, as tubulações ficam entupidas de resíduos, transbordam e causam alagamentos. A população precisa colaborar não descartando lixo em qualquer lugar”, disse o secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick.

Os principais tipos de lixo descartados nas áreas de ressacas são: papel que leva em média de 3 a 6 meses para se decompor; madeira 15 anos; metal 200 anos; plástico 1000 anos; e o vidro que leva 1.000.000 de anos para se decompor.

Das 409 passarelas mapeadas pela prefeitura, 73 foram totalmente limpas em 10 meses de trabalho. A Zeladoria Urbana irá atuar em todas as áreas de ressaca.

Para que as áreas de ressaca permaneçam limpas e com menos risco de alagamentos, a Zeladoria Urbana está orientando os moradores a descartar o lixo de forma correta.