Prefeitura de Macapá intensifica ações de ordenamento em feiras dos bairros Novo Horizonte e Buritizal

Neste domingo, 7, a Prefeitura de Macapá energizou as ações de ordenamento e fiscalização nas feiras localizadas nos bairros Buritizal e Novo Horizonte, para garantir o cumprimento do Decreto Municipal 2.069/2020, dos estabelecimentos comerciais, com horários e modalidades diferentes de atendimento e que estão dentro dos serviços essenciais. Os trabalhos acontecem de maneira mais rígida nos dias de maior fluxo de concentração de pessoas: terças e quintas nas feiras Maluca e da Avenida 13 de Setembro, no Buritizal; e aos sábados e domingos na feira do bairro Novo Horizonte.

De acordo com a secretária municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Lidiane Pelaes, o acompanhamento e ordenamento acontece diariamente, a partir das 5h, na rampa do Açaí (Santa Inês), e em seguida pelas demais feiras da capital. “Na feira do Novo Horizonte, observamos que alguns empreendedores estavam trabalhando de maneira irregular e em espaços inadequados. Os empreendedores que não estão obedecendo o decreto são notificados, e, se for necessário, são retirados”, disse.

 

“Também pedimos o apoio da população, que fique em casa, que só venham fazer compras realmente se houver necessidade e tomando os devidos cuidados, pois ainda não está tudo normal. É preciso que a população colabore”, enfatizou a secretária. As feiras fechadas funcionam das 6h às 18h, com revezamento, com 50% de ocupação dos boxes e controle de acesso. As feiras livres podem funcionar com a liberação de 30% dos feirantes, devendo haver escalonamento dos boxes, com autorização para abrir diariamente, espaçamento entre boxes, um box ocupado intercalado com dois livres.

 

As ações também contam com o apoio da Guarda Civil de Macapá e da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá. A população também pode denunciar locais com aglomeração de pessoas ou estabelecimentos funcionando em desacordo às medidas restritivas, por meio do contato 0800 031 9606, Disk 3 (das 8h à 1h).

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Economia