Prefeitura de Macapá instala caixa coletora de lixo na comunidade do Ariri para incentivar descarte correto de resíduos

A administração municipal, por intermédio da Secretaria de Zeladoria Urbana, trabalha para orientar os munícipes com a separação do lixo. Para isso, está colocando caixas coletoras nos distritos de Macapá. Neste fim de semana, a ação chegou à comunidade do Ariri, distante 33 km da capital amapaense.

O intuito é colocar lixeiras com identificação visual, para que os moradores estabeleçam e respeitem os dias da coleta de resíduos e acondicionem adequadamente o lixo nos depósitos. O cuidado é de extrema importância para evitar graves riscos à saúde da população. Com a ação, a Prefeitura de Macapá pretende ainda fazer com que as pessoas passem a se preocupar com a destinação final do lixo, mesmo depois que ele é retirado da porta de sua casa.

“As caixas são instaladas em pontos estratégicos das comunidades, com placas de identificação visual sobre os dias de coleta, Disk Denúncia e sugestões. Estamos estreitando laços com a comunidade sobre estes assuntos e, com isso, pretendemos sanar os problemas com o descarte incorreto e fazer com que todos respeitem os dias de recolhimento do lixo”, explicou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

O caminhão da coleta de lixo faz o recolhimento na comunidade do Ariri todas as sextas-feiras, em horário diurno. Moradores que ocupam áreas ribeirinhas recebem auxílio de um barco para o transporte do lixo até as caixas coletoras. No fim de semana, também foram instaladas caixas coletoras na região da comunidade da Pedreira (Mel da Pedreira, Abacate e Lontra), Tessalônica e Maruanum. O depósito é destinado somente ao lixo domiciliar.

O que é considerado lixo domiciliar

O resíduo sólido do tipo domiciliar, também chamado de “lixo doméstico ou úmido”, é todo tipo de resíduo gerado em cozinhas, banheiros e limpeza de casa, ou seja, o lixo comum. “Essa ação vai atender todas as comunidades dos distritos de Macapá. Além de instalar essas caixas coletoras, trabalhamos a educação ambiental da população por meio de orientações com nossas equipes”, concluiu o secretário.

A prefeitura pede à população que respeite os dias e horários da coleta. Que ninguém pendure ou jogue lixo aos domingos e feriados. Isso evita que animais espalhe na frente das casas.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação