Prefeitura de Macapá inicia vacinação contra o HPV para crianças, adolescentes e jovens de 9 a 19 anos 

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão disponibilizar o imunizante de segunda à sexta, das 8h às 17h

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Macapá dará início à vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para crianças, adolescentes e jovens com idades entre 9 a 19 anos. A medida tem como objetivo proteger esse público-alvo contra infecções pelo vírus do HPV, que podem causar vários tipos de câncer, como também outras doenças graves.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão disponibilizar a vacinação contra o HPV. Os horários de atendimento serão das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A vacinação contra o HPV inserida no calendário de imunização municipal é uma importante estratégia de saúde pública para prevenir doenças graves.

Papilomavírus Humano

O Papilomavírus Humano, mais conhecido por sua sigla (HPV), é considerada como a Infeção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum globalmente, segundo o Ministério da Saúde (MS). Está associado ao desenvolvimento da maioria dos casos de câncer do colo do útero, além de diversos outros tipos de câncer em homens e mulheres. O vírus pode causar verrugas anogenitais na região genital e no ânus, que pode ser prevenida por meio da vacinação e do uso de preservativos durante as relações sexuais.