Prefeitura de Macapá inicia vacinação bivalente contra covid-19 com ação de saúde

Dia D da campanha foi nesta segunda-feira (27). Imunização para grupos prioritários continuará nas UBSs a partir da terça-feira (28)

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Ação aconteceu na quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição | Foto: Renato Costa/Semsa

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta segunda-feira (27) o Dia D da vacinação bivalente contra a covid-19 com uma ação de saúde na quadra da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem, Zona Sul da capital.

O imunizante protege contra as subvariantes do novo coronavírus, como a ômicron, que tem uma alta taxa de transmissão e atualmente é a cepa do vírus que mais circula entre os casos confirmados da doença.

Nesta primeira fase podem receber o imunizante idosos a partir de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas a partir de 12 anos. Como o imunizante será dose de reforço, só poderão receber a dose pacientes que já receberam a primeira e a segunda doses há no mínimo 4 meses.

Também receberão a vacinação pessoas que moram ou trabalham em instituições de longa permanência, mas nesse caso, eles receberão a vacinação in loco.

Raimundo foi um dos idosos imunizados nesta segunda-feira | Foto: Renato Costa/Semsa

O aposentado Raimundo Maia, de 87 anos, compareceu para receber o imunizante, que já é a sua 5ª dose contra a doença.

“A vacinação é muito importante. Quando chamam eu sou um dos primeiros a aparecer. Peço que todos atendam o chamado para vir tomar a vacina. Desde criança sempre tomei minhas vacinas. Nunca recusei nenhuma, faz muito bem”, disse.

O subsecretário de vigilância em saúde, Kleverton Siqueira, explicou que o imunizante irá atuar como reforço imunológico para impedir que as pessoas desenvolvam a forma grave da covid-19. A partir da terça-feira (28) o imunizante passará a ser ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá para o público alvo da campanha.

Além disso, através do número para contato (96) 98128-2030, a população poderá agendar a ida das equipes de vacinação até a residência para imunizar pessoas que tenham problemas de mobilidade que impeçam a ida até os locais de vacinação.

“Sabemos que temos muitos idosos e pessoas de outros grupos que estão acamados ou com problemas de mobilidade que impossibilitam que possam ir até uma UBS para receber a vacina. Então vamos disponibilizar esse número para contato, para que eles possam agendar a visita das equipes de imunização na residência”, explicou.

Durante a ação também foram ofertados atendimentos de saúde como consultas com clínico geral, equipe de enfermagem, nutricionista e psicólogo, verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tratamentos de beleza como corte de cabelo e designer de sobrancelhas.

Raimunda aproveitou a ação para receber atendimento médico | Foto: Renato Costa/Semsa

A contadora aposentada Raimunda Frazão, de 73 anos, aproveitou para ser avaliada pela equipe médica, após receber a vacina

“Acho a vacinação muito importante, sempre procuro quando tem nova vacina, nunca tive nenhum problema de saúde porque sempre tomo minhas vacinas. Foi maravilhoso poder me consultar. Não tenho nenhuma doença, mas a gente não pode esperar adoecer para se tratar. Conversei com a médica e ela já me passou uma bateria de exames para ter certeza de que está tudo bem comigo”, contou a aposentada.