Prefeitura de Macapá inicia reforma de três Unidades Básicas de Saúde

Previsão é que os serviços sejam concluídos em 60 dias.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

UBS Álvaro Corrêa recebe reparos nas paredes | Foto: Júnior Dantas/PMM

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Lélio Silva, localizada no bairro Buritizal, Álvaro Corrêa, no São Lázaro, e São Pedro, no Beirol, começam a receber os primeiros serviços estruturais. As obras, que incluem pequenos reparos e até reforma completa, darão mais qualidade no atendimento aos pacientes da rede primária. A previsão é que os serviços sejas concluídos em 60 dias.

Todas as unidades de saúde receberão um novo piso, janelas, portas, pintura, telhado, novas instalações hidráulicas e elétricas, além de reparos nos banheiros. As execuções serão custeadas com recurso do tesouro municipal e fazem parte do Programa Saúde para Todos, o maior pacote de medidas já anunciada pelo município.

De acordo com o subsecretário municipal de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos, as UBSs que foram selecionadas para reforma estavam sem manutenção há muito tempo. “Estamos fazendo a revisão de todas instalações para dar segurança aos pacientes. Paralelo a isso, nossa equipe identificou os pontos mais delicados e colocaremos esses serviços como prioridade”, explica.

Os atendimentos foram remanejados para outras postos de saúde. A agenda noturna da UBS Lélio Silva foi transferida para a UBS Fazendinha, já as consultas marcadas para a UBS Perpétuo Socorro. Os serviços das UBSs Álvaro Corrêa e São Pedro serão feitos em unidades próximas.

Mais obras na saúde municipal
As UBSs do Maruanum e Carapanatuba também estão com as obras em andamento, o que reforçará a atenção básica nos distritos.

No Maruanum, a obra possibilitará a ampliação dos atendimentos básicos como consultas médicas e odontológicas e pré-natal. O espaço contará com novos consultórios médicos, farmácia e salas para exames como preventivo de colo de útero (PCCU), além de local para a realização de curativos, esterilização, medicação, amamentação, banheiros, vacinação e copa.

Já a unidade do Carapanatuba terá novos consultórios médicos e odontológicos, salas para vacinação, amamentação, realização de exames, farmácia, sala de atividades coletivas para ações do Programa Estratégia Saúde da Família e outros ambientes, totalizando uma área de 302,63 m².