Prefeitura de Macapá inicia mutirão de limpeza no canal do bairro Jesus de Nazaré

Novidade desta operação é o deslocamento da balsa que serve de apoio às máquinas na desobstrução do canal

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Limpeza no Canal do bairro Jesus de Nazaré iniciou nesta quinta-feira, 26 | Foto: Lennon Vilhena/PMM

Coordenado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, homens e máquinas pesadas iniciaram um mutirão de limpeza no canal do bairro Jesus de Nazaré, nesta quinta-feira (26). A medida tem por finalidade evitar alagamentos no período chuvoso, além de manter o ambiente limpo. A novidade desta operação é o deslocamento da balsa que serve de apoio às máquinas na desobstrução do canal.

 “Estamos trabalhando em uma ação intensiva de limpeza na cidade; com retirada de lixeiras irregulares, mutirão de limpeza nos habitacionais, além da manutenção diária de outros espaços. Agora precisamos que a população faça sua parte, mantendo a higienização dos locais”, destacou o titular da pasta, Helson Freitas.

Lixo doméstico, mato, carcaças e outros objetos jogados no local serão retirados. “Nossa estimativa é passar aproximadamente 60 dias na limpeza total dessa área. Contamos com maquinário e pessoas capacitadas”, conclui o titular.

Moradora do bairro há 28 anos, a professora Socorro Bassa falou sobre a importância da atividade no local. “Somente agora alguém olhou por nós. Estávamos vivendo no meio de mato e lixo, agora teremos um espaço digno”, agradeceu.

Descarta Treco

Com a finalidade de evitar o descarte irregular de lixo, a Prefeitura de Macapá lançou o serviço “Descarta Treco”. A iniciativa consiste em um caminhão que recolhe móveis, eletroeletrônicos e outros objetos que sujam a cidade.

O serviço é feito por agendamento, através do WhatsApp (96) 98125-1151. O atendimento fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados das 8h às 12h.

Denúncias do despejo de lixo em locais públicos podem ser feitas no prédio da secretaria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na Zona Sul de Macapá.