Prefeitura de Macapá promove mutirão para zerar fila de atendimento odontológico no Conjunto Macapaba

Iniciativa visa ampliar a oferta do serviço aos moradores da região.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Macapá disponibiliza 250 vagas por livre demanda | Foto: Maison Brito/PMM

Os moradores do habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá, participam de um mutirão que pretende zerar a fila de atendimentos odontológicos no local. Além disso, a iniciativa visa ampliar a oferta do serviço aos moradores da região. A ação da Prefeitura de Macapá acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) Macapaba e na Unidade Móvel de Odontologia (Odontomóvel) e a expectativa é atender cerca de 250 pessoas por dia.

“Trouxemos a ação para zera fila para UBS Macapaba em função da alta demanda por serviços odontológicos na região. Temos a capacidade para atender 250 pessoas por dia e, junto disso, os somam-se os procedimentos feitos a partir da demanda espontânea, então esse número pode ser maior”, comenta a coordenadora das unidades móveis de Saúde Bucal, Cássia Klein.

A moradora do conjunto habitacional Macapaba, Naiara Balieiro, de 19 anos, diz que soube da ação pelas redes sociais da Prefeitura de Macapá e aproveitou para realizar o serviço de limpeza e aplicação de flúor. “Moro perto e busquei atendimento quando soube do mutirão pelo Instagram. Tive a oportunidade de passar pela consulta de uma forma bem rápida e prática e assim como outras pessoas, fiquei muito satisfeita”, comenta.

Essa é a quarta UBS a receber o mutirão, que já passou pelas unidades de saúde do Novo Horizonte, Congós e Ilha Redonda. Tanto no Odontomóvel quanto na UBS Macapaba são ofertados os serviços de restauração, profilaxia, aplicação de flúor e exodontia.

A ação conta com o aporte de três cadeiras portáteis que ampliam a capacidade de atendimento. A atividade encerra nesta quarta-feira (5).

Serviço
A UBS Macapaba funciona na Rua Prof. Glauco Coelho, s/n, bairro Macapaba I e os atendimentos acontecem das 8h às 18h. Para ter acesso aos serviços é preciso apresentar um documento oficial com foto e o cartão do SUS.