Prefeitura de Macapá inicia limpeza e desobstrução da Bacia das Pedrinhas

Cerca de 90 toneladas de resíduos devem ser retiradas do local até o dia 30 de setembro.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Serviços ocorrem na Bacia das Pedrinhas principalmente para garantir o escoamento da água | Foto: Zeladoria Urbana

A Prefeitura de Macapá está trabalhando na limpeza e desobstrução da Bacia das Pedrinhas, na zona sul da capital. Aproximadamente 800 metros de margem devem passar por capina manual e mecanizada e retirada de lama. Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

No local, já foi feita a retirada de materiais, como sacos plásticos, garrafas PET, pedaços de madeira e outros entulhos. A estimativa é que até o dia 30 de setembro, quando os serviços serão concluídos, aproximadamente 90 toneladas de resíduos sejam retiradas da Bacia.

Os 21 trabalhadores que estão na ação foram divididos em três equipes e recebem o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caçambas e escavadeiras.

Cerca de 800 metros da margem devem passar por capina manual e mecanizada e retirada de lama | Foto: Zeladoria Urbana

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias, explicou que os serviços ocorrem principalmente para garantir o escoamento da água, evitando alagamentos, além de manter a área limpa.

“Nosso objetivo é combater alagamentos e minimizar os transtornos e danos causados pela obstrução, principalmente quando a maré alta coincide com as chuvas. Também, esperamos contar com o apoio da população para que ajude o trabalho da prefeitura e colabore não jogando lixo nos canais e nem começando lixeiras irregulares”, ressaltou o secretário.

Jogar lixo e entulho em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, além dos danos ao meio ambiente facilita a proliferação de doenças. Os resíduos descartados em ruas e calçadas também causam o entupimento dos bueiros e canais causando prejuízos para a comunidade.

As denúncias podem ser feitas no prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na Zona Sul de Macapá.

Zeladoria já fez a retirada de materiais, como sacos plásticos, garrafas PET, madeira e outros entulhos | Foto: Zeladoria Urbana