Cemitérios de Macapá recebem serviços de limpeza para visita do Dia das Mães

Locais recebem serviços de capina, roçagem e remoção de entulho

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Equipes da Zeladoria Urbana estão nos três cemitérios da capital | Foto: Mônica Silva/PMM

Faltando menos de um mês para o Dia das Mães, que é celebrado no segundo domingo de maio e a Prefeitura de Macapá iniciou nesta semana o mutirão de limpeza nos cemitérios Nossa Senhora da Conceição, no bairro Central; São José, no Santa Rita e São Francisco, na zona norte da cidade. O objetivo é deixar os locais preparados para visitas da população. Em função da data, a estima é que eles recebam mais de 60 mil pessoas.

A atividade é executada pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, que fazem os serviços de capina, roçagem e remoção de entulho. A iniciativa conta com o auxílio de três caçambas, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira.

“A limpeza dos cemitérios requer muito trabalho, porque são áreas de grande extensão e que necessitam de limpeza minuciosa. Começamos os trabalhos nesta semana já com reforços para que às vésperas do Dia das Mães, os serviços já estejam todos concluídos”, detalha o secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

O cronograma de limpeza iniciou pelo cemitério Nossa Senhora da Conceição, onde foram realizadas a poda de árvores, remoção de lixo e capina no entorno das sepulturas. Já o São José ganhou reforço nos serviços de capina e remoção de pequenas lixeiras viciadas.

Locais recebem os serviços de capina, roçagem e remoção de entulho.

O cemitério São Francisco de Assis tem 175.748 m² e cerca de 30 mil pessoas sepultadas, sendo o maior da cidade. Por esse motivo, os serviços acontecem de forma gradativa, com a limpeza feita por quadras.

Obras e Limpeza
Pequenos reparos nas sepulturas e outras obras que são de responsabilidades das famílias dos sepultados, só poderão ser feitos até 6 de maio. Depois dessa data, poderão ocorrer somente as limpezas e visitações aos túmulos.