Prefeitura de Macapá inicia curso para produção de objetos decorativos com materiais recicláveis

Iniciativa visa dar nova finalidade a itens que seriam descartados de forma indevida na natureza.

Por Karina Pacheco - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano

Os materiais utilizados na capacitação foram recolhidos nos ecopontos da Semam | Foto: Rogério Lameira/PMM

Inicia nesta quarta-feira (26), um curso de capacitação para confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam), voltado para o público acima de 18 anos que deseja obter uma renda extra por meio do trabalho artesanal.

As aulas serão ministradas até a sexta-feira (28) pelos educadores ambientais da Divisão de Educação Ambiental (DEA), no turno da manhã, no auditório da secretaria. Durante a capacitação, serão ensinadas diversas técnicas para a produção de itens de lazer, cestos de papel e porta-objetos utilizando garrafas pet, embalagens, entre outros. Essa matéria-prima foi recolhida nos ecopontos da Prefeitura de Macapá.

“A Prefeitura de Macapá tem feito uma campanha constante de descarte regular desse material, que antes era considerado lixo. Essa ação é o segundo passo após o recolhimento desse material nos nossos ecopontos. Agora, vamos dar uma nova finalidade a eles por meio do artesanato e fabricação de itens para serem usados no nosso dia a dia”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

As inscrições foram abertas no início deste mês. Os participantes deverão, obrigatoriamente, trazer materiais para uso próprio, como cola de isopor, tesoura e um pequeno pote de tinta de tecido (sem preferência de cor). Além disso, fica a critério trazer objetos como pistola de cola quente, tampas de garrafas e outros acessórios para decorar as criações.