Prefeitura de Macapá inicia aplicação da dose de reforço para pessoas com 50 anos ou mais com comorbidades

O cronograma atende o período de 18 a 23 de outubro. A Semsa também aplicará a primeira dose para público em geral a partir de 12 anos e a segunda dose para quem está no prazo de vencimento.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá segue o cronograma de vacinação na capital com o objetivo de imunizar a população contra o vírus da Covid-19. Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continuará aplicando a dose de reforço (3ª dose). Dessa vez, o público alcançado são as pessoas de 50 anos ou mais com comorbidades listadas pelo Programa Nacional de Imunização.

A oferta dos imunizantes para reforço continua para idosos gerais acima de 60 anos. Além disso, a equipe também aplicará a primeira dose para público em geral a partir de 12 anos com ou sem comorbidade, a segunda dose dos imunizantes Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac e 3ª dose para profissionais de saúde agendados.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionarão como pontos de vacinação irão atender a demanda da população de 8h às 12 e das 14h às 18h. O horário de funcionamento dos pontos de drive-thru segue de 9h às 15h.

Durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde divulgará, especificamente, os espaços e horários da vacinação, bem como o público alcançado por dia.

Lista de comorbidades
As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.