Prefeitura de Macapá incentiva atividade agrícola na área rural com criação de viveiros de mudas

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Richardson Régio, visitou na tarde desta sexta-feira, 31, o mais recente viveiro de mudas de plantas construído no distrito de São Joaquim do Pacuí.

Nesse semestre, a distribuição de mudas é de responsabilidade dos agentes distritais de cada localidade. A construção do viveiro faz parte do projeto “Cinturão Verde”, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, com o objetivo de favorecer as localidades, oferecendo matéria prima em grande quantidade e de qualidade.

A estrutura construída no Pacuí é arejada, coberta com lonas transparentes, a uma altura de cerca de 3 metros, que permite a circulação do ar, evitando o contato direto com os raios solares, permitindo, dessa forma, a criação de zonas de sombreamento. Também possui um sistema de irrigação de baixo custo que garantirá a qualidade das mudas por um período necessário.

Atualmente, os viveiros têm 4 pontos: em São Joaquim do Pacuí, Santa Luzia do Pacuí, Santo Antônio da Pedreira e no arquipélago do Bailique. Também tem 2 previstos para serem construídos nos distritos de Tracajatuba 1 e Maruanum.

Durante a visita, o prefeito Clécio acompanhou de perto o empenho dos moradores e ressaltou a importância da agricultura na economia amapaense. “Este é um projeto inovador, que garante a produção de mudas frutíferas e essências florestais nos distritos e comunidades do município de Macapá, capacitando agricultores familiares no preparo de mudas, fomentando a produção agrícola e reflorestamento dessas regiões”, disse.

Para o morador mais antigo do Pacuí, Círio Ramos, a iniciativa da prefeitura na construção dos viveiros é muito importante. “É gratificante saber que as mudas plantadas hoje serão no futuro árvores frutíferas”, conclui.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cristiane Mareco

Assessora de comunicação