Prefeitura de Macapá implanta Programa Famílias Fortes no Centro de Referência e Assistência Social (Cras)

A iniciativa busca fortalecer os vínculos familiares por meio de palestras, dinâmicas e metodologias de prevenção ao uso do álcool e outras drogas.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Assistência Social

A implantação do programa aconteceu no Cras Alegria | Foto: Ana Cleide Torres/Semas

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), implantou o Programa Famílias Fortes, nesta quinta-feira (18). O Projeto foi desenvolvido pelo departamento de Serviço Social da Oxford Brookes University, Reino Unido – traduzido e adaptado pelo Ministério da Saúde – em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

De acordo com gestora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rayssa Furlan, a iniciativa busca fortalecer os vínculos familiares por meio de palestras, dinâmicas e metodologias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Segundo ela, 30 famílias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) participaram do encontro.

“Aderimos essa metodologia que será aplicada semanalmente com as nossas famílias atendidas pelo Cras. Nosso objetivo é promover o bem-estar e fortalecer os laços afetivos entre pais e filhos, com o intuito de evitar a falta de diálogo em seus lares”, afirma a titular da Semas, Rayssa Furlan.

Após o momento de apresentação do projeto, os usuários foram beneficiados com cestas orgânicas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – importante política nacional de incentivo à agricultura familiar.

Usuária do Cras Maria José Gomes | Foto: Ana Cleide Torres/Semas

Para a vendedora de roupas, Maria José Gomes, os serviços ofertados pelos Cras são essenciais por diversos motivos como acolhimento e assistencialismo. “Além de receber esses alimentos que ajudam bastante dentro de casa, aqui nós somos acolhidos, não apenas nós, como também a nossa família. Por isso o encontro serviu para aprender um pouco mais sobre quais formas podemos abordar as situações mais delicadas com nossos filhos”, comentou a mãe.

Programa Famílias Fortes

O “Famílias Fortes” tem como objetivo, ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de relacionamentos e comunicação; mostrar a importância de apoiar seus filhos; ajudá-los a disciplinar e orientar os adolescentes de forma eficaz, e na compreensão dos valores familiares.