Prefeitura de Macapá garante assistência social durante chuvas intensas

Para doar alimentos não-perecíveis, roupas, sapatos ou produtos de higiene pessoal, basta ir até o Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques, na quarta-feira (14), das 8h às 17h

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta terça-feira de carnaval (13), a cidade de Macapá registrou chuvas intensas de 50 a 100 mm/dia, com ventanias de 60 a 100 km/h. O prefeito Dr. Furlan, secretários municipais e comitiva estiveram desde o início da manhã auxiliando os munícipes afetados em áreas de maior risco.

O volume de chuva e o nível 3,5m da maré do Rio Amazonas contribuíram para alagamentos. Os pontos com mais incidências foram no canal do Beirol, canal das Pedrinhas, Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Zerão, Universidade, Jardim Marco Zero, dentre outros bairros da Zona Sul e Norte.

Dr. Furlan, prefeito de Macapá, anunciou o decreto de estado de emergência para poder acionar os recursos necessários, com finalidade de reduzir os transtornos no município.

A equipe da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzu) estiveram com 80 verdinhos espalhados pela cidade realizando limpezas de bueiros e canais. No canal das Pedrinhas, máquinas foram colocadas para limpeza e liberação do fluxo da água.

Além dos serviços dos verdinhos, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) efetuou interdições em vias alagadas visando a mobilidade urbana segura em perímetros afetados com a chuva.

“Agentes e orientadores de trânsito estão nas ruas auxiliando os condutores aos cuidados durante chuvas intensas. Então, motoristas precisam ter atenção redobrada no trânsito”, disse Patrícia Almeida, diretora-presidente da CTMac.

Assistência Social

Famílias vítimas das fortes chuvas na capital, que estão em situação de vulnerabilidade social ou por motivos de perigos iminentes nas residências podem procurar abrigo nas unidades de apoio nas Escolas Municipais Maestro Miguel, na Rua Quintino Justo de Almeida – Perpétuo Socorro e Emef Expedicionario Wilson Malcher, na Rua João de Castro Sussuarana – Jardim Marco Zero.

“A equipe da assistência social do município está atuando e identificando as famílias que estão precisando de apoio. Em seguida, encaminhamos para um local seguro, onde vamos disponibilizar colchões, alimentos e atendimentos de saúde”, informou Mayla Carvalho, subsecretária de assistência social.

A gestão municipal doará em média 400 cestas básicas às famílias vítimas das fortes chuvas desta terça-feira. Os alimentos foram arrecadados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), por meio da inscrição da Corrida da Cidade, no dia 4 de fevereiro – aniversário de Macapá.

Para doar alimentos não-perecíveis, roupas, sapatos ou produtos de higiene pessoal, basta ir até o Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques na quarta-feira (14), das 8h às 17h.

“Nossa equipe segue espalhada pela cidade, em várias frentes de serviços, até a normalização do sinistro ocorrido nesta madrugada. Vamos trabalhar para normalizar tudo”, informou Dr. Furlan, chefe do Executivo Municipal.

As Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Esporte e Lazer (Semel), Direitos Humanos e Cidadania (Smdhc), de Educação (Semed), Mobilização e Participação Popular (Smmpp), de Saúde (Semsa), de Zeladoria Urbana (Semzur) e Macapatur, dentre outras secretarias reforçaram o grupo de apoio da gestão municipal.