Prefeitura de Macapá fiscaliza terminais de ônibus nos bairros Congós e Pedrinhas

Desde março, quando iniciaram as fiscalizações municipais de combate à proliferação da Covid-19, a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá fiscaliza terminais de ônibus e coletivos que circulam dentro da capital. No início da manhã desta quinta-feira, 9, a equipe da autarquia inspecionou os terminais dos bairros Congós e Pedrinhas.

No total, 14 ônibus foram inspecionados durante a fiscalização nos terminais dos bairros Congós e Pedrinhas, que ocorreu das 6h às 8h. “Dez ônibus que fazem itinerário Congós/Centro/São Camilo foram vistoriados, e também quatro da linha Pedrinhas/Centro/Renascer foram fiscalizados pela equipe. Estas linhas vistoriadas obtiveram um balanço positivo, pois todas estavam com passageiros sentados, utilizando máscaras e disponibilizando álcool aos passageiros”, informou o diretor de Transportes da CTMac, Edson Alves.

Regularmente, a Companhia tem fiscalizado pelo menos três vezes na semana os terminais de ônibus de Macapá. “Nossas equipes se encaminham geralmente em horários de maior fluxo de passageiros para inspecionar se as empresas de ônibus estão seguindo as determinações feitas pela CTMac. Em horários diversos, a equipe de fiscalização pode ser acionada pelo Disk Denúncia para checagem imediata de demandas relativas aos coletivos de Macapá”, explicou o diretor.

Neste período de pandemia, a autarquia tem intensificado as fiscalizações relativas às medidas de não proliferar a Covid-19 e evitar aglomerações. “Percebemos que medidas como uso de máscara, passageiros sentados, disponibilização de álcool e higienização de terminais e coletivos têm sido cumpridas pelas empresas. Porém, é importante que a população participe, nos ajudando a denunciar irregularidades referentes aos ônibus de Macapá”, disse Edson.

Segundo ele, o Disk Denúncia tem recebido demandas de superlotação dentro dos ônibus nas linhas intermunicipais. Porém, elas são de responsabilidade da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). “É importante que esta fiscalização seja reforçada pelo Setrap, pois os itinerários como Macapá/Santana tem sido alvo de reclamações da população. A Companhia tem feito a fiscalização em linhas próprias da capital. Mas é importante o trabalho conjunto, para que o cidadão possa sentir segurança ao ser transportado em todo e qualquer ônibus que adentra em Macapá”, reforçou.

Disk Denúncia CTMac

Caso algum passageiro do transporte coletivo queira fazer qualquer denúncia ou observação sobre demandas relativas aos coletivos da capital, basta ligar para o 98100-0799, informando o itinerário, horário, número do veículo que está afixado na lateral e traseira do ônibus. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Clauriana Costa

Assessora de comunicação