Prefeitura de Macapá faz bloqueio vacinal em área do Jardim Felicidade 1

A Coordenadoria de Imunização de Macapá e a Vigilância Epidemiológica fizeram nesta quarta-feira, 23, um bloqueio vacinal contra o sarampo. A ação ocorreu em ruas do bairro Jardim Felicidade 1 e imunizou crianças e adultos. O objetivo é interromper a cadeia de transmissão da doença

O bloqueio vacinal é preconizado pelo Ministério da Saúde quando há ocorrência de um ou mais casos de sarampo em determinada área, como ocorreu no bairro com um caso confirmado. “Fizemos a investigação epidemiológica na área. As pessoas da residência foram imunizadas e orientamos à família. Até o momento, não tivemos outros casos aqui na área, mas investigamos os contatos próximos da residência para fazer o bloqueio”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ingrid Martins.

De acordo com dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, até 22 de dezembro, foram notificados 162 casos suspeitos de sarampo em Macapá, sendo 61 confirmados como positivos. A forma de prevenção mais eficaz é a vacinação.

“A maneira mais segura e simples de prevenir o sarampo é a vacina. Por isso, continuamente são feitas campanhas para garantir as coberturas vacinais. Orientamos os adultos a procurarem uma unidade mais próxima para checar a situação vacinal das crianças e a deles mesmos”, destaca a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações e levar à morte. Ela pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação