
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abrahão e representantes das secretarias de Manutenção Urbanística (Semur) e de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), e do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) visitaram a Área de Proteção Ambiental (APA) do distrito de Fazendinha. A visita foi acompanhada pelo representante do Sindicato dos Guias de Turismo, Marcelo Sá. A Prefeitura de Macapá busca meios para potencializar o turismo na região.
Durante a visita, foi avaliada a situação do local e de que forma o Município pode trabalhar para que haja um aumento do fluxo turístico no local. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoverá capacitação voltada aos donos e funcionários de restaurantes e bares existentes no local. “O objetivo é preparar essas pessoas para um bom atendimento ao turista e incentivar os empreendedores a valorizar a culinária e a cultura local”, relatou o secretário Lucas Abrahão.
De acordo com o representante do Sindicato dos Guias de Turismo, que também é guarda-parque da APA da Fazendinha, a visita foi para analisar a possibilidade de ser instalado o projeto de ecoturismo no local. “Nossa intenção é que funcione o ecoturismo na APA da Fazendinha, para que tenha uma geração de renda por meio do artesanato e comercialização de roteiros turísticos de bases comunitárias, além do combate ao acúmulo de resíduos sólidos. O trabalho em conjunto é importante para conservar o patrimônio material e imaterial dessa região”.
Segundo a diretora-presidente do Macapatur, Juliane Pereira, é possível viabilizar trilhas de ecoturismo no local. “Até que se defina qual projeto será aprovado para ser implantado na APA da Fazendinha, a prefeitura pode trabalhar na viabilização do ecoturismo, com a criação de trilhas terrestres e stand up paddle, trabalhando o turismo ecológico, que irá beneficiar toda aquela região”.
A Secretaria de Manutenção Urbanística já tem feito diversas ações de limpeza na Fazendinha e prepara um plano de ação para a área da APA. Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional irão trabalhar na fiscalização preventiva, para evitar possíveis ações de invasão no local, assim como manter o ordenamento do passeio público.
Aline Brito
Assessora de Comunicação/Semdec