Prefeitura de Macapá entrega UBS São Pedro completamente reformada e novos ambientes

Além de atendimentos ambulatoriais, unidade também terá sala Coração Azul para atendimento de pessoas com TEA e de apoio à amamentação

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Unidade é a terceira entregue apenas este ano pela Prefeitura de Macapá | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

A população de Macapá passou a contar com mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com a reinauguração na noite desta quinta-feira (16), da UBS São Pedro, no bairro Beirol, na Zona Sul da capital. Essa já é a terceira unidade entregue apenas este ano, em janeiro a Prefeitura de Macapá reinaugurou as UBSs Infraero II e Carmo do Maruanum.

Coral de servidores e banda da Guarda Civil Municipal se apresentaram durante o evento | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

Além da presença de autoridades e da comunidade, a cerimônia contou com apresentações do Coral de Servidores de Macapá ‘Vozes do Coração’ e da Banda da Guarda Civil de Municipal ‘Maestro Siney Sabóia’.

Unidade irá ofertar atendimento ambulatorial nos três turnos | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

A unidade é de porte 4 e irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h ofertando atendimentos com consulta médica com clínico geral, pediatra, ginecologista, coleta de PCCU, pré-natal, psicologia, consulta com equipe de enfermagem, nutricionista, fisioterapia, vacinação, farmácia, consultório odontológico, testes rápidos e sala de curativos.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós, que nos remete ao planejamento que tivemos há 1 ano quando criamos o ‘Saúde Para Todos’, um programa fizemos para que efetivamente atendesse a todos e que pudesse ser transformado em números e pelo qual já entregamos 5 novas unidades e reformamos outras 5 para a população”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

A UBS São Pedro também ofertará consultas ambulatoriais no período noturno, com o objetivo ampliar e facilitar o atendimento para a população que tem dificuldade em acessar as unidades de saúde durante o período diurno. Serão ofertadas consultas nas especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia e psiquiatria. O agendamento de consultas deverá iniciar na próxima quinta-feira (23), após o feriado de carnaval.

Maria de Nazaré irá trazer a família toda para ser atendida na unidade | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

A dona de casa Maria de Nazaré Santos, de 40 anos, é moradora do bairro Beirol há mais de 12 anos e já frequentava a unidade antes da reforma e está muito feliz com o retorno da UBS completamente reformada.

“Está muito linda, temos muito o que agradecer por essa entrega, estamos felizes por esse privilégio de ganhar mais esse benefício para a nossa comunidade. Já vinha aqui antes com os meus filhos e agora o meu neto também vai poder ser atendido aqui”, comemorou.

A unidade terá capacidade para ofertar uma média de 10 mil atendimentos mensais e vai beneficiar mais de 47 mil moradores que residem na região.

Pacientes poderão tirar dúvidas sobre aleitamento materno no Cantinho da Amamentação | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

Entre os novos ambientes adicionados estão o Cantinho da Amamentação, que faz parte do projeto Amamentar, que incentiva o aleitamento materno e oferta uma rede de apoio com profissionais de saúde. No local, mamães e gestantes poderão tirar dúvidas e receber apoio sobre amamentação.

Sala Coração Azul ofertará atendimento para pessoas com TEA | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

A unidade é a primeira a receber a Sala Coração Azul, espaço destinado para atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele promoverá a descentralização da oferta das terapias de acompanhamento de pacientes TEA, ofertando atendimento com psicólogo, fisioterapeuta e psiquiatra em um ambiente acolhedor e que impacte em menos estresse durante as consultas.

“Hoje é mais um momento histórico para o município de Macapá, entregamos essa unidade belíssima, mas não vamos parar por aqui, o nosso objetivo é que todas as unidades de saúde tenham o padrão da UBS São Pedro, com ambientes acolhedores e acessíveis. A atenção primária se fortalece com ambientes adequados de atendimento para a população”, explicou a secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré.

Foram investidos R$ 1.168.076,59 milhão em recursos do Tesouro Municipal para a reforma e ampliação da unidade. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

A reforma da unidade contemplou novas instalações hidráulicas e elétricas, rede de esgoto, impermeabilização das paredes, novo telhado, portas, janelas, pintura, troca do piso, reforma da calçada e estacionamento, manutenção do entorno, além de acessibilidade, como o banheiro adaptado para pessoas que utilizam bolsa de ostomia.

A unidade ainda recebeu obras de paisagismo para ofertar um espaço de lazer com uma praça com balanço e bancos dentro da área da unidade.

Sidney Benjamin foi um dos trabalhadores da construção da UBS que foi homenageado na cerimônia | Foto: Adevaldo Cunha/Secom

Durante a cerimônia o prefeito Dr, Furlan homenageou os trabalhadores da obra, entre eles o mestre de obras Sidney Benjamin, de 50 anos.

“Estamos muito felizes, foi um trabalho que exigiu muito esforço e horas de trabalho para entregar para a população, essa homenagem foi muito gratificante, não esperava”, contou emocionado.