Prefeitura de Macapá entrega na zona norte da capital a Creche Tio Markel

A Prefeitura de Macapá entregou nesta segunda-feira, 28, sua 7ª creche e a 3ª localizada na zona norte da capital, a Creche Tio Markel, no bairro Novo Horizonte. A unidade escolar foi construída pelo Governo do Amapá, por meio de recurso federal e contrapartida do Estado, e repassada ao Município com a assinatura de um Termo de Cessão entre Governo Estadual e Prefeitura de Macapá. A creche é uma das 3 instituições de ensino entregues ao Município.

“Estamos aqui hoje para fazer a entrega de um equipamento muito esperado pela comunidade, que é uma creche que foi construída pelo Governo do Estado e que nos foi repassada. Hoje, nós fazemos a entrega simbólica, porque não estamos em aula presencial neste momento, para que a direção possa, junto com a comunidade, se preparar para o retorno das aulas. Foram três creches repassadas ao Município e que nós estamos entregando, uma no Renascer, essa no Novo Horizonte e uma no Macapaba”, explicou o prefeito Clécio Luís.

A unidade é toda climatizada, contém 3 salas de aprendizagem e capacidade para atender 150 crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. A creche funcionará de segunda a sexta-feira, em horário parcial, pela manhã das 7h30 às 11h30; e à tarde das 13h30 às 17h30.

A Creche Tio Markel conta com 3 ambientes de aprendizagem (salas), 4 banheiros, sala de direção, coordenação pedagógica, secretaria, Sala de AEE, refeitório, cozinha, depósito e lavanderia. O nome da instituição de ensino é uma homenagem ao servidor municipal Markel dos Santos Leite, pelo excelente trabalho desempenhado durante sua carreira profissional em diversos órgãos onde atuou na Prefeitura de Macapá, como a Controladoria Geral do Município e a Secretaria Municipal de Educação.

Mariane Leite, irmã de Markel, agradeceu a homenagem. “Nós só temos a agradecer essa linda homenagem que fizeram ao meu irmão, que se dedicou muito ao seu trabalho e com todo carinho. Temos certeza de que ele está muito feliz, porque sempre adorou realizar seus projetos com as crianças, tanto no trabalho quanto na igreja, e na vida dele”, agradeceu emocionada.

A nova unidade escolar trabalhará na modalidade de ensino por rotação, com ambiente de aprendizagem, onde os alunos poderão aprender e desenvolver diversas atividades em diferentes formas e ambientes. “Hoje é mais um dia de comemoração para o governo e para a prefeitura, e, principalmente, para as famílias que serão beneficiadas. Hoje, foram três equipamentos públicos repassados ao Município, por meio de uma cooperação com a prefeitura e que beneficiará várias crianças, possibilitando o melhor desenvolvimento delas.  Essa é uma cooperação que esperamos que os próximos gestores deem continuidade com outras melhorias e com a manutenção destes”, destacou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Conheça quem foi Markel dos Santos Leite

Markel dos Santos Leite nasceu em 22 de janeiro de 1980, na cidade de Macapá/AP, filho de Manoel Cardoso Leite e Zolina Penha dos Santos. Markel foi uma criança com várias experiências e vivências diversificadas. Ainda muito pequeno, seus pais mudaram várias vezes de cidade, chegando a morar na Guiana Francesa. Aos cinco anos de idade, os pais dele retornaram ao Brasil, especificamente para o município de Ferreira Gomes, onde fixaram residência até quando ele completou 10 anos de idade.

O jovem Markel sempre foi uma pessoa muito dedicada em tudo o que se predispunha a fazer e executar. Markel era uma pessoa que se mostrava muito feliz com a vida e procurava, tanto quanto possível, ocultar das pessoas próximas os seus momentos de tristeza. No município de Ferreira Gomes, Markel teve o seu primeiro contato com a escola. Lá, ele estudou na Escola Estadual Ceará, na qual cursou, na época, a 1ª série do ensino fundamental. A sua primeira professora foi a senhora “Grapete”. Ambos, professora e aluno, mantiveram um forte laço de carinho e amizade, sendo que Markel – mesmo depois de adulto – visitava a sua antiga professora para com ela conversar sobre a vida, sobre seus sonhos, sobre o futuro.

Determinado a vencer na vida, Markel sempre foi em busca de seus sonhos por meio dos estudos, com forças para concluir o ensino médio no Colégio Amapaense (CA). No ano de 1993, ele desenvolveu o seu primeiro trabalho no Horto Municipal. Nele, ficou por três anos completos. Em 1997, Markel passou no concurso público e deu continuidade à sua carreira profissional na Prefeitura Municipal de Macapá. Ele gostava de trabalhar com crianças e adolescentes. Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação (Semed/PMM). Nesse período, passou por diversos órgãos da prefeitura, onde desenvolveu o seu trabalho com dedicação e assiduidade. Markel recebeu muito carinho por onde passou, sempre trabalhando com a maior transparência e compromisso. Sempre buscou aperfeiçoar-se e fazia diversos cursos para desempenhar de forma exemplar seu trabalho.

Markel era pai de William Douglas Flexa Leite. Ele sempre foi um pai carinhoso e preocupado com o bem-estar de seu filho. Nunca foi casado, e, nos últimos anos de sua vida, morava com sua irmã mais velha, a senhora Mariane Leite. Sempre foi um homem temente a Deus. Desenvolveu seu último trabalho nos setores da Controladoria Geral do Município de Macapá. Nesse órgão de controle, em que esteve à frente do projeto Aluno Auditor – em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed/PMM), desenvolveu um grande trabalho, valorizado e honrado até hoje.

Markel dos Santos Leite faleceu em 16 de junho de 2020, no auge de seus 40 anos, vítima da Covid-19, no município de Macapá.

Secretaria municipal de Comunicação

Karla Marques

Assessora de comunicação