Prefeitura de Macapá entrega insumos aos agricultores do distrito de Fazendinha

Com o intuito de fortalecer e valorizar ainda mais a agricultura familiar, que o prefeito de Macapá, Clécio Luís, entregou nesta sexta-feira, 30, no Polo Hortifrutigranjeiro, no distrito de Fazendinha, kits de irrigação, mudas e insumos agrícolas para agricultores da comunidade. A entrega é fruto de um convênio federal celebrado entre prefeitura e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A aquisição dos materiais foi possível por meio de emenda parlamentar, de R$ 500 mil, do deputado federal André Abdon. Com o recurso, os moradores contemplados receberam em março deste ano a primeira etapa do projeto, com a doação de kits de horticultura. Hoje, foi a vez de insumos como adubo superfosfato, sementes, kits de irrigação e mudas de bananeiras.

 

O prefeito Clécio Luís destacou a importância do investimento na agricultura familiar do município. “É fundamental quando parlamentares destinam recursos para nossa agricultura familiar, pois é a partir do pequeno produtor que nós crescemos também. Aqui, estamos investindo em insumo, maquinário e fomento, ou seja, estamos investindo em desenvolvimento”, ressaltou.

 

Deputado André Abdon, coordenador da bancada federal, ressaltou que a agricultura familiar tem que ser fortalecida. “Nossos homens e mulheres do campo precisam crescer e expandir seus negócios. Nosso principal objetivo é fortalecer essa cadeia produtiva, fundamental para a economia do nosso país, que alimenta a nossa sociedade”, discorreu.

 

A entrega dos materiais surgiu a partir do estudo de necessidades dos pequenos agricultores do município, que precisam de apoio para produzir e escoar seus alimentos. Para a agricultora Maria Ferreira, ter essa resposta faz com que sua família seja engajada cada vez mais nesta cadeia produtiva que desenvolverá a sua atividade. “Para nós, é muito gratificante receber essa ajuda na mecanização, porque, além do reconhecimento do nosso trabalho, isso aqui é uma felicidade pessoal. Poderemos multiplicar nosso trabalho”, pontuou a produtora, que recebeu insumos e mudas de bananeira.

 

Estiveram presentes durante a entrega o representante do Ministério da Agricultura, Mário Vieira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Richardson Régio; Josiel Alcolumbre, suplente do senador Davi, o secretário das Subprefeituras, Dejalma Espírito Santo, o agente distrital da Fazendinha, Magrão Tomas e a comunidade do polo.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Nayana Magalhães